Criança recebe a vacina contra a Covid em unidade de saúde de Betim (MG)
Criança recebe a vacina contra a Covid em unidade de saúde em Betim – Foto: arquivo/Alice Corvel/PMB/Divulgação

A segunda dose da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim. Desde a última segunda-feira (11), todas as crianças de 5 a 11 anos podem receber a primeira e a segunda dose em qualquer um dos postos de saúde, sempre das 8h às 17h. Antes, a 2ª dose estava disponível em apenas dez UBSs.

O secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, alerta que os imunizantes são seguros e protegem as crianças contra as formas graves da doença, que podem levar a óbito. “Receber as duas doses da vacina garante a imunidade contra o vírus, por isso fazemos um apelo aos pais para que levem seus filhos para receber as duas doses e, assim, mantenham o esquema vacinal completo. As crianças que ainda não tomaram a primeira dose também podem ir até uma UBS que serão vacinadas”, reforçou. 

Os pais devem verificar a data marcada no cartão de vacinas para o recebimento da segunda dose. O intervalo entre as aplicações para as crianças que tomaram a CoronaVac é de 28 dias. Já para a Pfizer pediátrica, a segunda dose deve ser aplicada a partir de 56 dias após a primeira.

No momento da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou do responsável, que deve apresentar um documento de identificação, além dos documentos da criança: identidade e cartão de vacina. Caso esteja acompanhada por um terceiro, este deve apresentar um termo de autorização de vacinação assinado pelos pais que pode ser acessado no portal da prefeitura, pelo link: www.betim.mg.gov.br/termovacinacao. 

 

Comunicar erro • Princípios editoriais