escovas
(Foto: Karolina Grabowska/Pexels)

Fungos e bactérias que podem se proliferar e acabar atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo assim, doenças sérias. Incômodos e dores podem afetar o comportamento e o humor das pessoas.  Essas são apenas algumas das situações que podem acontecer nas pessoas que não levam a sério a saúde bucal. No entanto, essa situação é mais desafiadora quando se trata de pessoas com deficiência intelectual, que precisam, ter acompanhamento constante, pois, em virtude da maior dificuldade de controle, tendem a ser mais propensos a doenças decorrentes de uma higiene bucal precária. Por isso, o CENSA Betim, instituição com 56 anos de trabalhos dedicados a pessoas com deficiência intelectual e autismo severo, realizará a live “A Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência Intelectual”, no dia 22 de junho, terça-feira, a partir das 20h, no canal da instituição no Youtube.

Para esse debate, três profissionais com experiência nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual compartilharão os seus conhecimentos e visões sobre o assunto. A diretora e psicóloga da instituição, Natália Costa, fará a mediação do encontro on-line entre a Dra. Aline Dayrell, cirurgiã dentista especializada em pacientes especiais, e o  psiquiatra e psicoterapeuta, Dr. André Luis Pires de Carvalho, que atua há 15 anos no atendimento a pessoas com deficiência e suas famílias.

Natália Costa comenta que o tema da live é pouco abordado e será de grande valia para cuidadores, responsáveis e familiares. “Queremos mostrar para o público, que mesmo diante de algumas limitações que as pessoas com deficiência tenham, torna-se essencial o apoio de seus familiares e cuidadores para ajudar a manter uma higiene bucal adequada. Ou seja, vamos mostrar, inclusive por meio da participação da Dra. Aline Dayrell, cirurgiã dentista, que existem técnicas que podem ser aplicadas no cotidiano para preservar a saúde bucal de pessoas que necessitam de um suporte maior”, conclui.

Acesse o link da live e ative o lembrete: https://youtu.be/k4NMmbCdfeQ

 

Comunicar erro • Princípios editoriais