Novos leitos na Casa de Saúde Santa Izabel em Betim (MG)
Casa de Saúde Santa Izabel (Imagem PMB/Divulgação)

A Colônia Santa Izabel, em Betim, ganhou mais um espaço para o tratamento de pacientes da Rede SUS que necessitam de reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de procedimentos clínicos, cirúrgicos ou traumatológicos. É que a Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI) inaugurou, na terça-feira (4), sua Unidade de Cuidados Continuados. O espaço funcionará como retaguarda para a rede de urgência da microrregião de Betim, oferecendo assistência integral aos usuários. A unidade é administrada pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) em parceria com a Prefeitura de Betim. A CSSI fica na rua Olavo Bilac, nº 113. 

Referência na prevenção de incapacidades de pacientes acometidos pela hanseníase, a CSSI conta com profissionais altamente capacitados, o que, de acordo com o Governo do Estado,  possibilitou a criação da nova unidade, que possui 25 leitos.

O atendimento será prestado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista e enfermeiros. Familiares dos pacientes também receberão orientações e encaminhamentos necessários durante o período de assistência. “Agregamos uma nova linha de cuidado à CSSI, com um espaço confortável e próprio para a reabilitação do paciente, promovendo o giro de leito em uma unidade hospitalar aguda, como a do Hospital Regional de Betim”, afirma o diretor da CSSI, Fabrício Giarola Oliveira.

Novos leitos na Casa de Saúde Santa Izabel em Betim (MG)
Casa de Saúde Santa Izabel (Imagem PMB/Divulgação)

Assistência pós-covid-19

A Unidade de Cuidados Continuados começou a funcionar antes do prazo previsto para conseguir absorver, também, pessoas que precisam de reabilitação pós-covid.  Os leitos são destinados aos pacientes que já saíram da fase de cuidado hospitalar e que estão em situação clínica estável, porém com necessidade de reabilitação e/ou adaptação.

“Receberemos pacientes que estão internados em leitos como os de terapia intensiva , que ainda não têm condições de voltar para casa, pois necessitam de reabilitação. Além de proporcionar um atendimento qualificado e humanizado, a unidade contribui para desafogar os leitos da microrregião neste momento de pandemia”, ressalta a gerente assistencial da unidade, Eliane Daniele Teixeira Magalhães.

O secretário municipal de Saúde de Betim, Augusto Viana, destaca a importância da abertura desse serviço neste momento: “Poder contar com uma Unidade de Cuidados Continuados em nosso município, no contexto da pandemia,  é um grande ganho para a saúde da população, na medida em que contribui para desafogar a sobrecarga do atendimento a pacientes acometidos com covid-19”.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais