Para dar sequência à vacinação contra a covid-19 e atender outras categorias da saúde, a Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, criou um cadastro eletrônico para inscrição dos trabalhadores dos serviços de saúde da rede pública e privada. Os cadastrados serão organizados pela Secretaria Municipal de Saúde em uma fila de prioridade que seguirá a ordem definida na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.319, de 9 de fevereiro de 2021, publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. Os trabalhadores poderão se cadastrar pelo link https://bit.ly/3dvou1J.
De acordo com o secretário municipal de Assistência à Saúde, Hilton Soares, o agendamento do dia e hora em que o trabalhador receberá a primeira dose da vacina será feito por e-mail. “O agendamento será feito somente por e-mail, por isso, é importante preencher corretamente o formulário e estar atento às mensagens na caixa de entrada do seu e-mail”, alertou o secretário. A data para receber a dose 2 será informada no cartão de vacinação.
A vacinação será realizada no Serviço de Atendimento anexo ao Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest). No dia agendado, o trabalhador deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovar o vínculo com o serviço de saúde, para receber a primeira dose.
Cabe destacar que a vacinação será realizada à medida que novas doses de vacina forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. “Considerando a dimensão da categoria dos trabalhadores da saúde que atuam em Betim, foi necessário fazer a estratificação desse grupo. Priorizamos inicialmente os trabalhadores de saúde envolvidos diretamente na atenção dos casos suspeitos e confirmados de covid-19 e as equipes envolvidas na vacinação. Agora, à medida que o município for recebendo mais doses, atenderemos os demais trabalhadores da saúde que fizerem o cadastro, mas respeitando a prioridade,” afirmou o secretário.
A Secretaria de Saúde disponibilizou o telefone 99819-0081 para esclarecer dúvidas sobre o cadastro. Ressalta-se que não será feito cadastro por telefone.
Vacinação
A vacinação contra a Covid-19 em Betim começou no dia 20 de janeiro. Um dia antes, uma cerimônia marcou a chegada dos imunizantes no município, tendo nove profissionais representando as unidades de saúde vacinados.
Até então, 100% dos trabalhadores dos dois Centros de Cuidados Intensivos (Cecovids) e 30% dos trabalhadores das demais unidades de saúde pública e privada da cidade receberam a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou a vacina para residentes e colaboradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), além de pessoas com deficiências em residências inclusivas.
Nesta semana, a vacinação começou para idosos com mais de 90 anos de idade. A previsão é que sejam imunizados 1.160 pessoas nesta fase da vacinação em Betim, número ainda insuficiente para os 1.243 idosos nesta faixa etária.
Balanço da vacinação
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 14/02/2021, foram distribuídas 12.457 doses para a vacinação em Betim, sendo que, 7.321 foram para a primeira dose, e 5.136 foram destinas para a segunda dose. Em relação a aplicação, 5.565 pessoas receberam a primeira dose, e 1.762 delas já receberam a segunda aplicação.
Doses aplicadas por categoria:
- Trabalhadores da Saúde – D1: 4.930 – D2: 1.675
- ILPIs (idosos e trabalhadores) – D1: 442 – D2: 0
- Pessoas com deficiências em residências inclusivas – D1:193 – D2: 87
VEJA MAIS:
VÍDEO: Primeiras pessoas vacinadas contra a Covid19 em Betim: