Agentes de combate à dengue (Imagem PMB Divulgação)
(Imagem de arquivo/PMB/Divulgação)
(Imagem PMB/Divulgação)

Estudantes do curso de Técnico de Enfermagem de instituições de ensino parceiras do município irão reforçar as ações educativas de combate à Covid-19 e à dengue realizadas pela Prefeitura de Betim. Na próxima quarta-feira (17), os alunos participarão de uma ação educativa junto com a equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde percorrendo estabelecimentos da região central da cidade. Já na quinta-feira (18), eles acompanharão os agentes de combate a endemias pelas ruas da regional Alterosas.

Na primeira quinzena de fevereiro, os alunos passaram por um treinamento na Diretoria de Vigilância em Saúde para conhecer as medidas de biossegurança para evitar o contágio da covid-19 e as formas de controle dos focos do mosquito da dengue. 

Os estudantes participarão das ações dando orientações educativas sobre a importância das pessoas e dos estabelecimentos seguirem as medidas de biossegurança. Eles também farão um relatório das visitas, informando os locais que estão descumprindo as regras. Esses relatórios serão repassados para a equipe da Vigilância Sanitária para que seja realizada a fiscalização. 

Já no combate à dengue, os alunos também participarão das ações educativas programadas, como as realizadas em escolas e empresas pelo Projeto Integrador, da Diretoria de Vigilância em Saúde. Eles distribuirão materiais informativos e darão orientações sobre como evitar a água parada e eliminar os focos das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Integração ensino-serviço 

A Secretaria Municipal de Saúde estabelece parcerias com diversas instituições de ensino, principalmente para os cursos voltados para a saúde, para realização de programas de estágio nas unidades da rede SUS Betim. Essas parcerias são coordenadas pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES).

Em 2019, passaram pelo campo de estágio da rede SUS Betim mais de 3.700 alunos. Devido à pandemia da covid-19, em 2020, os estágios foram suspensos e estão sendo retomados de forma gradativa. Atualmente, 554 alunos estão estagiando nas unidades de saúde. Todos devidamente instruídos nas normas de biossegurança para que haja menor exposição ao risco.

Informações via Prefeitura Municipal

VEJA MAIS:

 

Comunicar erro • Princípios editoriais