Vacina CoronaVac
(Imagem PMB/Divulgação)
(Imagem PMB/Divulgação)

Resumo

  • Vacinação em idosos com 90 anos de idade ou mais começa nesta semana;
  • Secretaria Municipal de Saúde irá agendar a aplicação por telefone ou pessoalmente;
  • Cerca de 1.243 pessoas com 90 anos ou mais residem em Betim;
  • Em caso de dúvida se o idoso possui cadastro ou não no SUS, ele deve procurar a UBS mais próxima de sua casa;

Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, a Prefeitura de Betim iniciará a vacinação contra a Covid-19 de idosos residentes no município com 90 anos ou mais, na nesta semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento será agendado por telefone ou pessoalmente pelas equipes de assistência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta etapa, serão destinadas para esse público 1.160 doses da vacina.
 
A estimativa é de que há 1.243 idosos nessa faixa de idade residentes em Betim. O levantamento foi feito com base em dados do IBGE – considerado pelo Ministério da Saúde para envio das doses – e do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS) utilizado na Atenção Básica à Saúde pelos municípios. Durante a vacinação, esse número poderá ser corrigido para mais ou para menos.
 
A prefeitura alerta que nos atendimentos que forem realizados em domicílio, os Agentes Comunitários de Saúde da UBS de referência acompanharão os profissionais que farão a vacinação e todos estarão devidamente identificados com crachá.
 
Em caso de dúvida se o idoso possui cadastro ou não no SUS, ele deve procurar a UBS mais próxima de sua casa por telefone ou presencialmente. Segundo a diretora operacional da Saúde, Tânia Resende, “todos os idosos serão vacinados, mas pedimos que as pessoas aguardem o contato da unidade de saúde para agendamento.” 
 
A prefeitura informa que essas vacinas fazem parte do 3º lote com 1.860 doses recebidas   na última quarta-feira (10), pelo município. Desse quantitativo, 1.160 doses serão utilizadas para iniciar a imunização de idosos com 90 anos ou mais e 700 serão usadas para continuar a vacinação de trabalhadores da saúde.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais