Criado há 10 meses para orientar e oferecer suporte terapêutico aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS-Betim) no enfrentamento contra a Covid-19, o programa Cuidando de Quem Cuida, da Secretaria Municipal de Saúde, prestou mais de 1.200 atendimentos, incluindo sete práticas coletivas com as equipes do Centro de Tratamento Intensivo e da Clínica Médica do Hospital Público Regional de Betim.
Segundo a Prefeitura de Betim, com a redução das demandas, o programa concluiu suas atividades no último dia 26, tendo cumprido o objetivo de acolher e acompanhar as demandas dos trabalhadores, que necessitaram de apoio, informações qualificadas e suporte, com atendimento presencial, por telefone e videochamada.
Os profissionais que precisam de acolhimento sobre assuntos relacionados à Covid-19 devem entrar em contato com o Serviço de Assistência ao Servidor (SAS). Os agendamentos são feitos pelo telefone 3593-9612.
“Os atendimentos do programa Cuidando de Quem Cuida possibilitou aos trabalhadores melhores condições para o gerenciamento da ansiedade, insônia, entre outros sintomas, tanto na manutenção quanto ao retorno ao trabalho. Acredito que os atendimentos realizados contribuíram para minimizar os efeitos da pandemia na vida dos 170 trabalhadores que passaram pelo programa”, afirma a referência técnica da Saúde do Trabalhador, Márcia Lazarino.
(Com informações da Prefeitura Municipal)