Portaria principal do Centro Administrativo da Prefeitura de Betim
Portaria principal do Centro Administrativo da Prefeitura de Betim – Foto: arquivo/Anselmo UBL/PMB

Aprovado por unanimidade em uma reunião extraordinária na Câmara, nesta quarta-feira (31.maio), o projeto de lei 206/2023, de autoria do prefeito Vittorio Medioli (sem partido), concede um reajuste salarial de 4,65% para os servidores públicos municipais, efetivos e comissionados de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O reajuste também se estende para cargos de primeiro escalão do governo, como secretários, procurador-geral e adjunto e presidentes de Autarquias e Fundações Públicas.

O percentual adotado no projeto de lei apenas recompõe as perdas inflacionárias no último ano, com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e passa a valer no vencimento de maio (a ser pago em junho).

Educação

O PL, que vai à sanção nos próximos dias, também reestrutura a carreira dos profissionais da Educação. O texto institui o abono-piso aos professores PI e PIL, e altera o piso salarial dos professores da educação infantil, que passam a receber o piso profissional nacional de R$ 4.420,55. A matéria institui, ainda, novo vencimento-base inicial para o cargo de agente de serviço escolar no valor de R$ 1.320. Além disso, prorroga pelo prazo de 12 meses o abono-isonomia aos professores (PMI, PM II e PM III) e pedagogos municipais.

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Bruno Cypriano, Cleusa Lara, Sandro Mansoldo e Claudio Arruda deixaram o comando de áreas importantes na Prefeitura de Betim

Veja quem deixa o governo Vittorio Medioli

Nomes importantes dessa gestão desembarcam do governo, como Bruno Cypriano, que ocupava o cargo de Procurador-Geral do Município, e Cláudio Arruda, secretário de Saúde.
Vereadores de Betim em reunião ordinária na Câmara

Projeto que proíbe venda e uso de fogos de artifício em Betim passa em 1º turno na Câmara

PL veda todos os artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso que ultrapassa 120 decibéis, mas abre exceção para os chamados fogos de vista, que produzem apenas efeitos visuais.
Vice-prefeita Cleusa Lara ocupava interinamente o cargo de secretária de Assistência Social de Betim

Cleusa Lara deixa o comando da Assistência Social

Ela volta a atuar exclusivamente no cargo de vice-prefeita. Saída acontece após Vittorio Medioli reclamar que primeiro escalação do seu governo estaria brigando e aproveitando da posição para ganhos políticos visando sucedê-lo.
Bombeiros de Minas Gerais em busca de vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho

Comissão da Câmara vai acompanhar compensação por Mariana e Brumadinho

No total, a comissão terá a participação de dez parlamentares.