canudos plásticos
Foto: arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Um projeto de lei (PL) em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quer proibir o uso e a comercialização de canudos plásticos descartáveis nos estabelecimentos comerciais do município. Nesta terça-feira (17.mai.2022), a proposição passou pela 1ª discussão na Câmara, sendo aprovada por unanimidade entre os parlamentares presentes.

O PL 307/2021, de autoria do vereador Adelio Carlos (PSC), define como canudos plásticos “aqueles que em sua composição utilizem polipropileno e poliestireno ou qualquer outro material derivado do petróleo ou outro material não biodegradável”.

Em sua justificativa, o parlamentar diz que o uso de canudos “gera danos consideráveis ao meio ambiente, uma vez que a quantidade descartada é realizada em consideráveis volumes”.

Somente canudos feitos de papel e demais materiais biodegradáveis poderão ser fornecidos pelos estabelecimentos. O texto do projeto define, ainda, o prazo de 90 dias após a publicação da Lei para bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, e demais atividades comerciais se adequarem. A multa em caso de descumprimento foi definida em R$ 1mil.

O PL ainda deve ser discutido em 2º turno, sem data para ocorrer, antes de ser enviado ao prefeito Vittorio Medioli (sem partido), que pode sancionar ou vetar.

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Vereadores de Betim em reunião ordinária na Câmara

Câmara de Betim aprova projeto que proíbe participação de crianças em eventos LGBTQIA+

Matéria foi aprovada por unanimidade em regime de urgência e segue, agora, para sanção ou veto do prefeito; Layon Silva (Republicanos), vereador autor do projeto, diz que crianças e adolescentes expostos a esses eventos podem apresentar “dificuldades em discernir aspectos da sexualidade humana”. Aliança Nacional LGBTI+ considera o texto “um retrocesso e um caminho perigoso que reforça ainda mais o preconceito”.
Vereador Gilson da Autoescola (Cidadania) durante sessão de votação que arquivou cinco processos de cassação de seu mandato

Câmara de Betim arquiva cinco processos de cassação contra vereador Gilson da Autoescola

Parlamentar publicou vídeos em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, minutos antes de ataques golpistas contra os Três Poderes da República, no dia 8 de janeiro; Por 17 votos a 3, todos os processos foram arquivados.
Cleusa Lara e Maria do Carmo são os nomes mais citados em pesquisa para a Prefeitura de Betim

Eleições 2024: RealTime Big Data divulga pesquisa sobre corrida eleitoral em Betim

Vice-prefeita Cleusa Lara (União) e ex-prefeita Maria do Carmo (PT) empatam no cenário estimulado (quando pré-candidatos são apresentados aos eleitores). Já no cenário espontâneo, oito em cada dez eleitores não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.
Vice-prefeita Cleusa Lara ocupava interinamente o cargo de secretária de Assistência Social de Betim

Cleusa Lara deixa o comando da Assistência Social

Ela volta a atuar exclusivamente no cargo de vice-prefeita. Saída acontece após Vittorio Medioli reclamar que primeiro escalação do seu governo estaria brigando e aproveitando da posição para ganhos políticos visando sucedê-lo.