Um novo Projeto de Lei (PL) em Betim, aprovado por unanimidade no 2º turno na Câmara, na manhã desta terça (19), propõe que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ofereça, durante as férias escolares, merenda para alunos carentes da rede pública.

Pelo texto do PL 238/2021, de autoria do vereador Claudinho (PSD), a Semed deve ofertar um cardápio similar ao oferecido durante o ano letivo na rede municipal.

O projeto define como aluno carente o estudante cuja renda familiar não ultrapasse 3 salários mínimos. Ainda segundo o PL, as escolas serão responsáveis por cadastrar os alunos que se enquadrem nos requisitos. 

Antes de ser aprovado em dois turnos na Câmara, o projeto recebeu dois pareceres contrários. Um pela Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, alegando que a proposição cria obrigações e gera alterações orçamentárias para o Poder Executivo, além de não constar na lOA 2021 do Município a previsão da referida despesa; e outra pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que diz que o tema compete privativamente ao Executivo. Ambos os pareceres foram rejeitados pelos vereadores.

Entre os pareceres favoráveis estão o da Comissão de Assistência Social, destacando a situação econômica vivida no país e que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola.“O projeto visa atender situações emergenciais e suprir necessidades de estudantes que se encontram afetados em razão da situação de vulnerabilidade e carência financeira”, concluiu em sua fundamentação.

A Comissão de Educação também deu parecer favorável ao PL, e reforçou a “importância da educação alimentar e dos aspectos nutricionais no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos alunos”.

O texto vai para a redação final e depois segue para sanção ou veto do prefeito Vittorio Medioli (sem partido).

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Vereadores de Betim em reunião ordinária na Câmara

Projeto que proíbe venda e uso de fogos de artifício em Betim passa em 1º turno na Câmara

PL veda todos os artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso que ultrapassa 120 decibéis, mas abre exceção para os chamados fogos de vista, que produzem apenas efeitos visuais.
Bruno Cypriano, Cleusa Lara, Sandro Mansoldo e Claudio Arruda deixaram o comando de áreas importantes na Prefeitura de Betim

Veja quem deixa o governo Vittorio Medioli

Nomes importantes dessa gestão desembarcam do governo, como Bruno Cypriano, que ocupava o cargo de Procurador-Geral do Município, e Cláudio Arruda, secretário de Saúde.
Vice-prefeita Cleusa Lara ocupava interinamente o cargo de secretária de Assistência Social de Betim

Cleusa Lara deixa o comando da Assistência Social

Ela volta a atuar exclusivamente no cargo de vice-prefeita. Saída acontece após Vittorio Medioli reclamar que primeiro escalação do seu governo estaria brigando e aproveitando da posição para ganhos políticos visando sucedê-lo.
Vereador Gilson da Autoescola (Cidadania) durante sessão de votação que arquivou cinco processos de cassação de seu mandato

Câmara de Betim arquiva cinco processos de cassação contra vereador Gilson da Autoescola

Parlamentar publicou vídeos em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, minutos antes de ataques golpistas contra os Três Poderes da República, no dia 8 de janeiro; Por 17 votos a 3, todos os processos foram arquivados.