A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quarta-feira (23), em 1º turno, o projeto de lei que reajusta o salário dos servidores estaduais em 10,06%.
O texto aprovado por 73 deputados prevê, ainda, que a nova remuneração seja retroativa a 1º de janeiro para todos os servidores ativos e inativos. Na proposta original, de autoria do Executivo estadual, o reajuste retroativo estava previsto apenas para os servidores da Educação, Segurança e da Saúde. Os demais funcionários receberiam o novo valor a partir de maio.
As carreiras do Grupo de Atividade de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também foram incluídas no reajuste que, segundo o próprio governo, havia sido excluída do texto original por equívoco.
O reajuste é extensível aos servidores inativos e aos pensionistas com direito à paridade, aos detentores de função pública, aos contratos temporários vigentes e aos convocados para as funções de magistério.
O projeto ainda será discutido e votado em 2º turno. Se aprovado, vai para a sanção ou veto do governador Romeu Zema (Novo).