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Minas Gerais

Disque Denúncia atinge 1 milhão de denúncias recebidas em Minas Gerais

Os cofres públicos arrecadaram aproximadamente R$ 200 milhões. Belo Horizonte e municípios da Região Metropolitana são as localidades que mais realizam ligações e registram denúncias no Estado

O Disque Denúncia em Minas Gerais alcançou o número de 1 milhão de denúncias recebidas, de acordo com um balanço divulgado nesta segunda-feira (26), pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). De 2008 até o último mês, foram mais de 9,2 milhões de ligações recebidas que geraram a marca de 1 milhão de denúncias registradas. Mais de 60% das denúncias estão relacionadas ao tráfico de drogas. 

Disque denúncia MG
(Imagem Sejusp/Divulgação)

Belo Horizonte e municípios da Região Metropolitana são as localidades que mais realizam ligações e registram denúncias no Estado. A capital é responsável por 25% do total de atendimentos. No interior, os destaques são Juiz de Fora e Uberlândia.

As ligações, que são anônimas e podem ser feitas a qualquer hora do dia, levaram às prisão e apreensão de mais de 240 mil pessoas. Graças às denúncias, 26.886 armas e 291.752 munições ilegais foram retiradas de circulação. Em relação ao tráfico de drogas, crime mais denunciado no serviço, foi possível a apreensão de 47,4 toneladas de drogas. 

Os cofres públicos arrecadaram aproximadamente R$ 200 milhões, sendo mais de R$ 36 milhões em espécie provenientes do tráfico e de jogos de azar, e mais de R$ 163 milhões de autos de infrações ambientais.

Denúncias

Com o slogan “O importante é o que você diz, não quem você é”, o DDU é um serviço gratuito, pelo qual cidadãos passam informações sobre crimes e sinistros, de forma anônima e sigilosa. O canal está disponível para os 853 municípios do estado. Para denunciar, basta ligar para o número 181, que funciona como uma central de atendimento unificada formada por profissionais treinados e capacitados, que trabalham 24 horas para atender a população.

O 181 não oferece resposta imediata, já que existe um prazo de 90 dias para apurar e responder a denúncia apresentada. Quando o cidadão precisar de um retorno mais rápido, como em casos de flagrante e urgência, deve entrar em contato direto com as corporações: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193).


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