O governador Romeu Zema (Novo), anunciou na noite desta segunda-feira (15), que todas as regiões de Minas Gerais ficarão por 15 dias na ‘Onda Roxa’, a fase mais restrita do programa Minas Consciente. Durante esse período, apenas os serviços considerados essenciais poderão funcionar.
“Chegamos agora no momento mais difícil, os hospitais estão no limite, ao mesmo tempo em que muitas pessoas não estão respeitando as medidas de isolamento. O resultado é que todas as regiões do estado enfrentam hoje dificuldades para oferecer atendimento médico. Por isso, ouvindo os especialistas em saúde e nosso comitê de enfrentamento da Covid, anunciamos medidas mais duras, pensando na proteção de todos os mineiros e para garantir atendimento adequado”, afirmou Zema.
A partir de quarta, 17 de março, todas as regiões de Minas estarão na onda roxa, que significa medidas mais restritivas e obrigatórias. Só poderão funcionar os serviços essenciais e as pessoas não deverão circular pelas ruas a menos que seja para trabalhar nos serviços essenciais
— Romeu Zema (@RomeuZema) March 16, 2021
Como a fase roxa do Minas Consciente é impositiva, os municípios nela inseridos, são obrigados a seguir as medidas restritivas. A partir de quarta-feira (17), todas as 853 cidades de Minas Gerais deverão adotar as seguintes determinações:
- Funcionamento apenas do serviço essencial;
- Suspensão de cirurgias eletivas;
- Restrição de circulação de pessoas (só poderão sair de casa para atividades essenciais);
- Toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana;
- Proibição de pessoas sem máscara em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado;
- Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, a menos que estejam indo para consulta médica;
- Proibição de eventos públicos ou privados;
- Proibição de reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não morem na mesma casa;
- Implantação de barreiras sanitárias de vigilância;
- Fechamento de bares e restaurantes (funcionamento apenas por delivery);
Covid-19
Betim registrou nesta segunda-feira (15), mais oito óbitos e 57 casos confirmados de covid-19. Esta é a nona atualização consecutiva do boletim epidemiológico, em que são registradas, ao menos cinco mortes no município. Desde o início da pandemia, foram 18.878 casos confirmados e 524 óbitos.
Ocupação
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com dados de domingo (13), 97% dos leitos de CTI estavam ocupados. Nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação chegou a 98%.
Acompanhe o Agenda Betim nas redes sociais