Portaria IFMG Betim
(Imagem IFMG/Divulgação)

Termina na próxima quinta-feira, dia 4, o período de inscrições para o Vestibular 2022 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Neste processo seletivo, a entrada de novos alunos será no 1º semestre letivo do ano que vem. São mais de 4,5 mil vagas em cursos técnicos e superiores, espalhados em 18 cidades do estado. Os interessados devem se inscrever pela internet, no endereço www.ifmg.edu.br. Os cursos são gratuitos, é cobrada apenas uma taxa de inscrição, no valor de R$ 20.

O IFMG oferta diferentes modalidades e níveis de cursos. Uma delas é chamada de curso técnico integrado ao Ensino Médio, para a qual podem se inscrever estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental. Ao ingressar no Instituto, o aluno fará o Ensino Médio regular junto com uma capacitação técnica. Também é oferecida a modalidade de curso técnico subsequente. Neste caso, o requisito é que o candidato já tenha concluído o Ensino Médio. Além desses cursos, o IFMG oferta ainda a graduação. No total, são 115 opções de formação profissional. O quadro de vagas completo está disponível nos editais do processo seletivo.

Formas de seleção

Em função da pandemia, permanece em vigor a seleção por avaliação de desempenho escolar para candidatos aos cursos técnicos, ou seja, não haverá aplicação de provas. A classificação será feita com base no histórico escolar de determinadas disciplinas e séries.

Para os candidatos à graduação, uma novidade: além da usual classificação pelas notas do Enem, alguns cursos também contarão com a opção de avaliação de desempenho escolar mais a redação on-line. No caso de utilização do Enem, o candidato precisa ter feito o exame em uma das últimas cinco edições (2017 a 2021).

Processo de inscrição

Para se inscrever, é preciso acessar o site www.ifmg.edu.br, entrar na página de inscrições e se cadastrar no sistema. No mesmo local, estão disponíveis os editais do processo seletivo, com todas as regras e informações, os documentos necessários para o ato de inscrição, além de tutoriais que ensinam como fazer o preenchimento do formulário.

Para quem tiver dificuldade em se inscrever, está sendo realizado o atendimento presencial nos campi. Veja os dias e horários no site. O IFMG tem unidades localizadas nas cidades de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Educação de Jovens e Adultos em Betim

Encceja 2022: veja as datas do exame de certificação para Jovens e Adultos

O Encceja afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada
Conteúdo patrocinado: