Embora não haja previsão de retorno das aulas presencias na rede pública de Betim, na região metropolitana de BH, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) começou a elaborar um protocolo de retorno às atividades letivas presenciais em 2021.
O protocolo é feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e inclui o processo de adequação e adaptação das escolas para a volta presencial das aulas.
Segundo a SEMED, um dos pontos principais será a criação de medidas de biossegurança; com aferição de temperatura dentro dos veículos escolares, na entrada, nas dependências das escolas municipais, Centros infantis – CIM’s e creches parceiras. Instalação de tapetes sanitizantes e dispenser de álcool; dentre outras medidas.
No documento também será levado em consideração as diretrizes pedagógicas; que consistem no planejamento de um ensino híbrido; parte presencial, parte remota; por meio de rodízio para as unidades escolares.
Calendário escolar
Um dos pontos que mais preocupam pais e estudantes é sobre o calendário escolar, que por conta da pandemia, ficou prejudicado. A SEMED informou que irá se reunir com o Conselho da Educação e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação – Sind –Ute/Betim, para a adequação. Uma das possibilidades é que no próximo ano, os estudantes do 1º ao 9º ano possam estudar dois ciclos em um. Ainda de acordo com a Secretaria, a medida tem como intuito garantir a diminuição do impacto sofrido no ano letivo de 2020, que teve que ser reestruturado de modo emergencial devido a pandemia da covid-19.
VEJA MAIS