Também estamos nas redes

Faça sua busca

Economia

CNI: indústria da construção tem o melhor desempenho do ano em outubro

Emprego rompeu tendência de queda acumulada nos últimos dois meses

A construção civil apresentou atividade mais intensa em outubro, com a recuperação do nível de emprego, após dois meses de recuo. A avaliação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou hoje (24) a Sondagem Indústria da Construção.

De acordo com o estudo, o índice de evolução do nível de atividade ficou em 51,7 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos que separa aumento de queda do nível de atividade. “Esse foi o maior indicador do ano, um sinal de alta mais forte e disseminada da atividade”, disse a confederação.

Ela consultou 446 empresas, sendo 167 pequenas construtoras, 187 médias e 92 grandes, entre 3 e 12 de novembro de 2021. Nos últimos cinco meses, em quatro deles a atividade cresceu frente ao mês anterior, a exceção foi em agosto.

Investimentos

Segundo a CNI, o desempenho mais favorável do setor também se reflete na intenção de investir por parte dos empresários. O índice de outubro foi 44,5 pontos, bem acima da média histórica de 35,4 pontos. Esse é o segundo ponto mais alto do indicador desde novembro de 2014.

Os índices de expectativa de novos empreendimentos e serviços e de número de empregados se mantiveram estáveis em relação a outubro, em 54,2 pontos e 54,3 pontos, respectivamente. E os índices de expectativa do nível de atividade e de compras de insumos e matérias primas registraram queda, de 0,8 ponto e 0,6 ponto, para 55,1 pontos e 54,4 pontos, respectivamente.

“Apesar da queda, todos os índices de expectativas seguem acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que as expectativas dos empresários são de crescimento para os próximos seis meses”, explicou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, em nota.

Confiança

O índice de Confiança do Empresário (Icei) da Indústria de Construção referente a novembro apresentou recuo de 0,4 ponto para 54,9 pontos, indicando pouca variação na confiança desde setembro.

Para a CNI, o Icei vem se mantendo acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança, e da média histórica, 53,8 pontos. “Assim, embora a confiança tenha se tornado menor e menos disseminada entre os empresários do que em outubro, as empresas seguem confiantes”, afirma o relatório.

Compartilhe

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Comentários

Cidade

Evento será realizado entre os dias 1º e 8 de dezembro, e terá a participação de várias personalidades representantes do movimento LGBTQIA+

Esporte

Competição acontecerá entre os dias 7 e 11 de dezembro no Ginásio Poliesportivo; Sada Cruzeiro e Funvic Natal são os representantes brasileiros

Política

O público poderá acompanhar a sessão pela internet a partir das 15 horas

Cidade

Horário será estendido, excepcionalmente, nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/11); Saiba quem pode se vacinar

Cidade

Atendimentos de saúde, jurídicos, oficinas para crianças, feira de adoção de pets, orientação de carreira e consultorias fazem parte da programação do 'Una para você'

Cidade

Ação em parceria com o Hospital Evangélico ocorre no sábado, dia 27, na Unidade Básica de Saúde Vila Bemge

Cidade

Visitas foram interrompidas em 2020 por causa da pandemia; Conforme as novas normas, cada paciente poderá receber apenas uma pessoa por dia e em um período de apenas 20 minutos

Grande BH

Um posto de vacinação em cada regional da cidade estará aberto para receber todos que precisam se imunizar

Publicidade