Levantamento feito pela Serasa Experian aponta que pessoas entre 36 e 50 anos são as vítimas preferidas por golpistas na internet, sofrendo 35,9% das fraudes registradas.

A pesquisa analisou movimentações suspeitas de documentos, aberturas de contas e emissão de novos cartões. Segundo a empresa, os brasileiros sofreram mais de 300 mil tentativas de fraudes apenas no último mês de julho. 

O gerente executivo de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rafael Garcia, liga a idade das vítimas à faixa etária que mais utiliza os bancos pelo celular.

“É importante destacar que o público hoje que mais consome os serviços digitais que os bancos, as empresas fornecem é um público que está hoje na faixa de 25 a 39 anos, assim como 40 e 59 anos, são assim dois grupos que são a maioria dos que mais utilizam as facilidades dos meios digitais, consequentemente acabam sendo os grupos alvo dos fraudadores também.”

Em seguida vem as vítimas de 26 a 35 anos de idade, que aparecem em 27,5% dos golpes bem-sucedidos aplicados no mês de julho.

O gerente executivo, Rafael Garcia, dá dicas para que as pessoas se protejam desse tipo de crime.

“Sempre desconfie de mensagens, e-mail, SMS, whatsapp que acabam pedindo dados pessoais, ou até mesmo dados financeiros. Assim como o imediatismo de mensagens que a gente acaba recebendo no dia a dia, como: agendamento liberado até hoje. Último dia para o saque, não perca essa oportunidade. Tudo isso é feito para ludibriar as vítimas para que elas acreditem e acabem nem averiguando a veracidade dos conteúdos nas páginas oficiais”, alerta. 

Além dos cuidados que se deve ter ao receber mensagens e clicar em links desconhecidos, é importante ficar atento à autenticidade dos sites de compras online para evitar a ação dos dos golpistas.

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
painéis solares

Energia solar ultrapassa 25 GW e alcança 11,6% da matriz elétrica

Segundo associação, setor gerou 750 mil empregos em dez anos
Atendimento pelo SUS

Ministério da Saúde aprova plano para reduzir fila de cirurgias no SUS

Serão investidos R$ 600 milhões no programa
Modelo do nova identidade (RG) nacional

Governo prorroga prazo para estados emitirem novo RG nacional

Cerca de 200 mil documentos físicos da Carteira de Identidade Nacional já foram emitidos e mais de 175 mil baixados no formato digital.
notas de R$ 50

Caixa começa a pagar Bolsa Família de fevereiro

Recebem nesta segunda-feira os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1.