A Prefeitura de Betim vai proibir a realização de eventos na orla da Várzea das Flores durante o período do Carnaval 2024. A medida atende uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), expedida no dia 31 de janeiro, que estabelece medidas para a proteção e preservação da represa.

O decreto com a proibição foi assinado pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido) e pelo procurador-geral do Município Joab Ribeiro Costa, e publicado no Órgão Oficial da última sexta-feira (2.fev). O texto diz que “fica proibida a realização de atividades festivas e similares, passagens de trios elétricos ou blocos de carnaval, na orla da Represa Vargem das Flores, que possam gerar aglomeração e circulação de pessoas, durante o período que compreende o carnaval, qual seja, dia 09 de fevereiro de 2024 ao dia 14 de fevereiro de 2024”.

O decreto ressalta que a proibição não se refere à circulação de pessoas. Caberá aos órgãos de fiscalização municipal, com apoio da Polícia Militar, coibir possíveis aglomerações.

Fiscalização na represa Várzea das Flores em Betim (MG)
Fiscalização na Várzea das Flores em Betim – Foto: arquivo/PMB

Não é a primeira vez eventos na orla da represa são proibidos durante o período carnavalesco. Medida semelhante já foi adotada em anos anteriores, mas com a justificativa de conter a disseminação da covid-19.

De responsabilidade da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), a represa Várzea das Flores fica localizada entre os municípios de Betim e Contagem. Seu reservatório é responsável por abastecer parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais