Fachada da unidade Central do Cersam, em Betim (MG)
Cersam Central, em Betim, funciona em novo endereço – Foto: Adeildo Silva/PMB

O Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) Betim Central começou a funcionar em um novo endereço. A sede está localizada na rua Horizonte Belo, 170, no bairro Filadélfia.

De acordo com informações da prefeitura, a estrutura do local conta com nove leitos para permanência noturna, sendo um exclusivo para pacientes do Centro de Referência em Saúde Mental Infanto-Juvenil (Cersami); quatro salas para atendimento ambulatorial; uma sala para acolhimento; uma enfermaria para atendimento a crises; enfermarias masculina e feminina; quadra esportiva; e área para oficinas terapêuticas.

A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Betim oferece acolhimento e cuidado para as pessoas que vivenciam sofrimento mental, de forma gratuita e contínua. Atualmente, a Raps é composta por três Centros de Referência em Saúde Mental (Cersam Betim Central, Cersam Teresópolis e Cersam Citrolândia), do Centro de Referência Infanto-Juvenil (Cersami), do Centro Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), do Centro de Convivência Estação dos Sonhos e de três Serviços Residenciais Terapêuticos.

As unidades contam com diversos profissionais: psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia e equipe de suporte administrativo e serviços gerais.

Além dos serviços da rede especializada, os pacientes que necessitam de cuidados em saúde mental também recebem atendimento e acompanhamento das equipes Multiprofissionais (eMulti) da Atenção Primária à Saúde.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais