Pessoas caminham em chão de terra
Foto: Divulgação

O Parque Ecológico Felisberto Neves, em Betim, recebe no dia 28 de maio, a segunda etapa do Circuito Mineiro de Trekking de Regularidade. A primeira etapa do circuito, que é organizado pela Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé (Femitep), aconteceu em Itatiaiuçu.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo site www.femitep.com.br.  Os cadastros devem ser feitos de forma individual em quatro categorias. A iniciante inclui estudantes de escolas públicas da cidade de Betim, melhor idade (pessoas acima de 60 anos) e moradores da cidade. Já a avançada, é indicada para pessoas que praticam a modalidade. Cada participante deve reunir de três a seis pessoas e montar uma equipe para fazer a caminhada. O nome da equipe deve ser informado na inscrição. As vagas são limitadas.

O horário de largada de cada equipe será divulgado no site das inscrições, e estará disponível no evento para consulta na Tenda Check-in. Os participantes vão receber um kit com camisa, planilha de navegação, chip e medalha. As três primeiras equipes vencedoras de cada categoria serão premiadas com troféus. A apuração do desempenho é eletrônica e feita por meio de um chip distribuído por equipe.

Em todas as edições do projeto é realizada uma campanha de doação de alimentos. Para participar basta levar 1 Kg de alimento não perecível no dia do evento. Os alimentos serão direcionados para instituições inscritas no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.

A modalidade

O “trekking de regularidade” ou “enduro a pé” foi adaptado dos regulamentos dos enduros de jipe. O objetivo é caminhar por uma trilha em equipes com três a seis pessoas, seguindo a planilha de navegação, que fornece informações sobre o caminho, direções para navegação com bússola, velocidades e distâncias entre os trechos. Cada grupo deverá ter um nome, que será usado para identificação na trilha. Os participantes deverão se organizar para cumprir as três funções básicas do esporte: navegador, calculista e contador de passos.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais