Mais quatro unidades de saúde de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão funcionar neste sábado (1º de abril). A abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) visa diminuir a demanda de atendimentos em casos suspeitos de dengue e chikungunya nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento).
De acordo com a Secretaria de Saúde, as UBSs Angola, na regional Norte; Alterosas, na regional Alterosas; Guanabara, na regional PTB; e Teresópolis, na regional Teresópolis, vão funcionar das 8h às 17h.
“Avaliamos que foi uma decisão eficiente ter aberto UBSs que estão mais próximas das UPAs com maior demanda por atendimento, pois, com isso, conseguimos desafogar um pouco essa procura no pronto-atendimento e, ao mesmo tempo, oferecer outra unidade mais adequada para casos sintomáticos de dengue e chikungunya sem que o usuário precise se deslocar muito”, explica o secretário municipal de Saúde, Cláudio Arruda.
Unidades Básicas de Saúde em Betim abertas neste sábado (1º de abril)
— Angola: rua Arlindo José dos Santos, 160, bairro Santa Lúcia;
— Alterosas: av. das Acácias, s/n, bairro Jardim Alterosas;
— Guanabara: av. Rio Amazonas, 268, bairro Guanabara;
— Teresópolis: rua Dulce Brandão, 52, bairro Teresópolis.
Balanço
Segundo a última atualização da pasta, foram registrados, até 28 de março, 1.174 casos notificados de dengue no município e, destes, 789 prováveis. Já de chikungunya, foram 82 notificados, sendo 72 prováveis. Os casos denominados prováveis incluem aqueles que estão confirmados e os que estão em investigação.