Fiscalização na represa Várzea das Flores em Betim (MG)
Fiscalização na Várzea das Flores em Betim – Foto: arquivo/PMB

Atendendo a uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Prefeitura de Betim vai proibir a realização de eventos na orla da represa Várzea das Flores durante o Carnaval. Nesta terça-feira (31.jan), o decreto assinado pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido) foi publicado no Órgão Oficial do Munícipio.

Segundo o texto, “fica proibida a realização de atividades festivas e similares, na orla da Represa Vargem das Flores, que possam gerar aglomeração e circulação de pessoas, durante o período que compreende o carnaval, qual seja, dia 18 de fevereiro de 2023, ao dia 22 de fevereiro de 2023”.

Ainda de acordo com a publicação, a fiscalização na região será intensificada e contará com o apoio da Polícia Militar (PMMG), e o não cumprimento “acarretará as sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis”.

Na última sexta-feira (27.jan), o Ministério Público enviou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim e à Polícia Militar de Meio Ambiente uma recomendação que estabelece medidas para a proteção e preservação da Represa Várzea das Flores.

De acordo com o MP, “o uso da lagoa e sua área de preservação durante as festividades de carnaval pode acarretar sérios danos ambientais, uma vez que é estimulada a reunião de milhares de pessoas nas margens da represa, contribuindo para a produção de lixo, efluentes líquidos e resíduos sólidos, produção de fogo, supressão de vegetação e contaminação das águas do reservatório”.

Medida semelhante já foi adotada pela administração Medioli em anos anteriores, mas com a justificativa de conter a disseminação da covid-19.

A represa Várzea das Flores fica localizada entre os municípios de Betim e Contagem e é controlada pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Seu reservatório é responsável por abastecer parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Contagem

A reportagem procurou a Prefeitura de Contagem para saber se haverá alguma restrição durante o Carnaval na área localizada no município e aguarda o retorno.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais