Jair Bolsonaro recebeu o apoio do prefeito de Betim Vittorio Medioli nas eleições de 2022
Jair Bolsonaro recebeu o apoio do prefeito de Betim, Vittorio Medioli, nas eleições de 2022 – reprodução/Facebook

Em uma transmissão na internet (assista aqui, a partir de 1m50s), na noite desta segunda-feira (31), Vittorio Medioli (sem partido) comentou o resultado do 2º turno da eleição presidencial no país, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O prefeito de Betim, que fez campanha para Jair Bolsonaro (PL), disse, em tom de lamentação, que a região Nordeste “impôs ao resto do país a condução do país nos próximos quatro anos”. Medioli disse também que, “se a Bahia não tivesse entrado no combo, Bolsonaro era presidente”, comparando a diferença de votos entre os candidatos.

“Em cinco regiões que são divididas, hoje, o Brasil, em quatro ganhou Bolsonaro e em uma ganhou o Lula. Só que [Lula] ganhou no Nordeste com uma diferença estrondosa. Uma decisão do Nordeste impôs ao resto do país a condução do país nos próximos quatro anos de um candidato que não foi majoritário nessas regiões. Aí ficou muito desequilibrado. Só a Bahia representou quase 3,5 milhões – 4 milhões. Se a Bahia não tivesse entrado no combo, Bolsonaro era presidente”.

Vittorio Medioli – prefeito de Betim em transmissão na internet

Em todo o país, Lula recebeu 50,9% dos votos válidos, representando 60.345.999 de eleitores, enquanto Bolsonaro ficou com 49,1%, representando outros 58.206.354, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerando a apuração por regiões, o petista venceu no Nordeste (69,34% x 30,66%). O atual presidente venceu no Norte (51,03% x 48,97%), Sul (61,84% x 38,16%), Sudeste (54,26% x 45,74%) e Centro-Oeste (60,21% x 39,79%).

Além de Minas Gerais (50,2% x 49,8%), Lula também venceu em outros 12 estados. Bolsonaro ficou à frente do petista em 13 estados e no Distrito Federal. Em Betim, o candidato do PL virou sobre Lula em relação ao primeiro turno (52,4% x 47,5%).

Apuração de votos para presidente por unidades federativas
Eleições 2022 – Apuração de votos para presidente por unidades federativas – Fonte: TSE

Na visão do prefeito, que também é empresário, o “Brasil mais ajustado, o Brasil que produz mais, que tem o PIB e que transfere para o Nordeste uma carga tributária enorme, fica tendo que acolher a decisão daquela região, que depende muito dos repasses”.

De acordo com a Constituição, no seu artigo 14, a “soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”. Na eleição para cargo no Executivo, vence o candidato que obtiver a maioria dos votos.

Bloqueios de estradas

Dono de diversas empresas, sobretudo no setor de logística, Medioli aproveitou e comentou sobre as manifestações de caminhoneiros que bloqueiam, desde ontem, trechos em diversas rodovias país afora por não aceitarem o resultado das urnas. “Estamos atentos. Nós somos contra qualquer tipo de violência. Contra qualquer tipo de tomada [de Poder] pela força. A eleição declarou Lula presidente”, completou.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais