O Salão do Encontro lançou, nesta segunda-feira (17), um projeto para atender adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Programa Jovem Independente (PJI) vai oferecer três cursos profissionalizantes para o público de 16 a 21 anos, sendo: Trancista profissional, Corte de cabelo – barbearia, e Iniciação a panificação. As aulas serão ministradas na unidade Filhote, localizada no bairro Laranjeiras.

“Por meio do PJI, os atendidos serão preparados para o universo do trabalho. Eles também terão acompanhamento psicológico, que irá ajudá-los a obter autonomia e a fortalecer a construção do projeto de vida”, destaca o presidente do Salão do Encontro, Frederico Bicalho.

Segundo a instituição, os atendidos serão encaminhados pelos equipamentos de proteção social do município, como CRAS, Casas de Acolhimento Institucional, Órgãos do sistema de garantias e defesa da criança e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os recursos para a execução do programa são do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O programa irá funcionar em ciclos. Em cada um deles, os cursos terão carga horária de 60h, mais 10h de formação social e noções de informática básica. “Um dos tópicos que abordaremos com eles durante os encontros será o acesso às políticas públicas. Muitos deles têm direito a várias e não sabem. Queremos prepará-los para recorrer a essas políticas quando necessário e a serem jovens com autonomia”, salienta a psicóloga e coordenadora do PJI Betim, Franciele Camargo.

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
UAI Monte Carmo em Betim (Imagem Agenda Betim)

Em Betim, Unidade de Atendimento Integrado (UAI) incorpora novos serviços do Detran-MG

Unidade do shopping Monte Carmo passa a prestar serviços que antes eram ofertados na delegacia de trânsito
Maria do Carmo Lara assume cadeira na Diretoria Executiva dos Correios

Ex-prefeita Maria do Carmo Lara assume cadeira na diretoria executiva dos Correios

Maria do Carmo ocupa cargo na Diretoria Econômico-Financeira, Tecnologia e Segurança da Informação da estatal.
pessoa caminha com guarda-chuva

Forte chuva atinge regiões de Betim nesta segunda-feira

Pancada de chuva com raios e trovoadas foi registrada no início da tarde
Mulher recebe a vacina contra a influenza em Betim (MG)

Betim amplia vacinação contra influenza para população acima de seis meses de idade

Unidades de saúde aplicam o imunizante a partir desta segunda-feira (22.maio), das 8h às 17h.