O Salão do Encontro lançou, nesta segunda-feira (17), um projeto para atender adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Programa Jovem Independente (PJI) vai oferecer três cursos profissionalizantes para o público de 16 a 21 anos, sendo: Trancista profissional, Corte de cabelo – barbearia, e Iniciação a panificação. As aulas serão ministradas na unidade Filhote, localizada no bairro Laranjeiras.

“Por meio do PJI, os atendidos serão preparados para o universo do trabalho. Eles também terão acompanhamento psicológico, que irá ajudá-los a obter autonomia e a fortalecer a construção do projeto de vida”, destaca o presidente do Salão do Encontro, Frederico Bicalho.

Segundo a instituição, os atendidos serão encaminhados pelos equipamentos de proteção social do município, como CRAS, Casas de Acolhimento Institucional, Órgãos do sistema de garantias e defesa da criança e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os recursos para a execução do programa são do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O programa irá funcionar em ciclos. Em cada um deles, os cursos terão carga horária de 60h, mais 10h de formação social e noções de informática básica. “Um dos tópicos que abordaremos com eles durante os encontros será o acesso às políticas públicas. Muitos deles têm direito a várias e não sabem. Queremos prepará-los para recorrer a essas políticas quando necessário e a serem jovens com autonomia”, salienta a psicóloga e coordenadora do PJI Betim, Franciele Camargo.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais