O Centro Pop fica localizado no Centro de Betim
O Centro Pop fica localizado no Centro de Betim – Foto: PMB/Divulgação

Para melhor acolher a população em situação de rua em Betim, a partir do dia 6 de agosto, o Centro Pop vai funcionar aos sábados, das 8h às 13h. No espaço, localizado na rua Romualda Augusta de Melo, 267, no Centro, serão oferecidos café da manhã e almoço, além de serviços de higiene pessoal.

A equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e advogados, também vai realizar, aos sábados, uma busca ativa da população adulta em situação de rua e de crianças e adolescentes, com fiscalização intensa para combater o trabalho infantil e a exploração sexual desses.

“Essa demanda surgiu porque têm aumentado as notificações sobre trabalho infantil nas ruas da cidade. Com essa abordagem, com todo o nosso apoio técnico, sendo estendida para os sábados, nós queremos entender melhor essa situação”, explica o coordenador do Centro Pop, Warley Oliveira.

Atualmente, o Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Até 19h os usuários podem tomar banho, lavar roupas e demandar os atendimentos técnicos já ofertados pelo local, como orientação, agendamentos e encaminhamentos para documentação civil; concessão de benefícios eventuais – vales sociais, isenções de documentos, dentre outros. Depois desse horário, até 21h, o serviço será de abordagem e plantão, voltado para casos específicos, como encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas, conforme avaliação.

“Hoje, em Betim, temos aproximadamente 120 pessoas em situação de rua. Com a ampliação do horário do Centro Pop, a prestação do serviços terá resultados mais céleres em todos os aspectos, tanto as demandas que surgem diariamente pelo usuários que chegam à unidade quanto os pedidos de abordagem feitos pela comunidade de modo geral. Um tempo maior de funcionamento permitirá que mais atendimentos sejam feitos”, avalia o coordenador da Divisão da Proteção Social Especial da Semas.

*Com informações da PMB.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais