Vista aérea da região central de Betim (MG)
Foto: PMB

*ATUALIZAÇÃO: Prevista para ocorrer até o dia 26/11, o período da consulta popular foi alterado para dia 22/11.

Foi prorrogado para até dia 22 de novembro o período de votação em projetos de reparação nos municípios atingidos pelo desastre de Brumadinho, em 2019. A mudança atende a pedidos das comunidades para que mais pessoas tenham tempo hábil para conhecer as propostas e votar.

Para participar, os cidadãos devem estar com o CPF cadastrado na Justiça Eleitoral. As pessoas afetadas que já recebem o Pagamento Emergencial da Vale estão automaticamente habilitadas à consulta. A votação ocorre através do aplicativo ‘MG App Cidadão’, do Governo de Minas, que é gratuito. Um posto foi montado no Centro Administrativo da prefeitura para apoiar os cidadãos que não têm acesso à internet (9h às 16h30).

A consulta popular é uma das ações previstas para a execução do Acordo Judicial de Reparação assinado entre os compromitentes – Governo do Estado, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – e a Vale S.A -, e homologado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O objetivo do acordo é reparar integralmente os danos decorrentes do rompimento da barragem, que vitimou centenas de pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Eclipse lunar lua de sangue

Eclipse lunar deste domingo poderá ser visto de Betim

Fenômeno é raro e poderá ser visto de todo o Brasil, diz astrônoma. Próximo eclipse desse tipo, em que todas as etapas podem ser apreciadas de qualquer região, só ocorrerá em junho de 2029
Atletas vencem Copa Mais Ação de vôlei feminino -

Betim: equipe sub-16 de vôlei feminino vence Copa Mais Ação

Campeonato foi disputado na última quinta-feira (12), em Belo Horizonte
termômetro marca 10ºC

Betim pode ter mínima de até 5ºC nesta semana; veja a previsão do tempo

Os dias mais frios serão na quarta e quinta-feira (19), com mínimas de até 8ºC e 5ºC, respectivamente
Carteira de Trabalho

Veja as vagas de emprego abertas em Betim

As oportunidades são para diversas posições, como ajudantes de produção, mecânicos, vendedores, entre outras; Instituição de ensino também abriu vagas para curso de qualificação profissional
Conteúdo patrocinado: