Cachorro sem uma das patas em um abrigo de Betim (MG)
Sepa também é responsável pela organização das feiras de adoção de cães e gatos – Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

A Superintendência de Defesa Animal (Sepa) abriu um cadastro para a população interessada no serviço gratuito de castração de cães e gatos em Betim. A meta da prefeitura é esterilizar sete mil animais no município.

Para se cadastrar, é necessário ir até uma das gerências regionais da cidade, das 8h às 17h, para preencher o formulário e garantir a castração, que será agendada. O solicitante deve ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto, cadastro no CadÚnico, comprovante de endereço e comprovante de renda. É importante lembrar que o serviço é oferecido aos moradores cujas famílias tenham renda mensal de até três salários mínimos.

O que é necessário para agendar castração gratuita em Betim:

  • Tutor do pet deve ser maior de 18 anos;
  • Apresentar RG;
  • Ter cadastro no CadÚnico;
  • Comprovantes de endereço e de renda;

De acordo com a superintendência, a cirurgia de castração é simples e sem dor. Durante toda a intervenção, que tem tempo médio de 30 minutos, o animal é sedado. Enquanto o pet se recupera da anestesia, os tutores são orientados sobre os cuidados e medicamentos necessários.

Atualmente, mil pessoas aguardam para fazer o procedimento gratuito. Nossa meta é zerar essa fila de espera e, a partir de 2024, começar a colher os frutos deste trabalho, com o início da redução da população de animais de rua em Betim.

Roberta Cabral – superintendente de Defesa Animal

Feira de adoção

No domingo (7), haverá mais uma oportunidade para quem deseja adotar um pet na cidade. Mais de 40 cães e gatos estarão disponíveis para adoção no Parque de Exposições David Gonçalves Lara (Rua do Rosário, 1.840, Angola), das 9h às 13h.

Para adotar um animal é preciso ter mais de 18 anos, levar a carteira de identidade, o CPF e um comprovante de residência. Além disso, é necessário passar por uma entrevista com representantes da Sociedade Protetora dos Animais e, em seguida, preencher um termo de responsabilidade pelo animal.

Domingo de Adoção
Quando
: 7 de novembro – 9h às 13h;
Local: sede da Superintendência de Defesa Animal, que fica dentro do Parque de Exposições David Gonçalves Lara – Rua do Rosário, nº 1.840, Angola 
Informações, ligue: (31) 3531-3660

 

Comunicar erro • Princípios editoriais