Imagem aérea do Cemitério Parque Jardim da Cachoeira, em Betim (MG)
(Imagem Arquivo/PMB/Divulgação)

Os cemitérios de Betim estarão abertos ao público das 8h às 16h nesta terça-feira (2/11), feriado de Finados. Uma portaria da prefeitura, publicada na última semana, definiu as regras para visitação e os protocolos de biossegurança.

A portaria determina um limite máximo na ocupação dos cemitérios, sendo de 4 mil pessoas para o Parque da Cachoeira, no bairro Cachoeira; 800 pessoas no Parque Retiro da Saudade, no Citrolândia; 800 pessoas no Nossa Senhora do Carmo, no Centro; e 1.400 no Reino das Rosas, na Colônia Santa Isabel. Além disso, o tempo de permanência em cada local será de até 20 minutos.

De acordo com a prefeitura, o ingresso dos visitantes será controlado por meio de fichas numeradas e não será permitida a utilização das vagas de estacionamento nos cemitérios geridos pela Ecos – nos particulares, apenas 50% dos espaços poderão ser ocupados, com distanciamento adequado entre as vagas disponíveis. A realização de cultos religiosos não será permitida.

Ainda conforme a portaria, será obrigatório o uso de máscara, a higienização das mãos com álcool 70% (que será disponibilizado nas entradas dos cemitérios) e aferição de temperatura – não sendo permitida a entrada de pessoas cuja temperatura corporal esteja acima de 37,5 °C. Os locais de uso comum, como banheiros, devem ter higienização intensificada.

“É importante estabelecermos diretrizes para a visitação aos cemitérios em função de ainda estarmos numa pandemia. Nós sabemos a gravidade do vírus e temos que estar vigilantes. Queremos garantir que a população homenageie seus entes queridos, mas sem se descuidar da saúde”, afirma a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais