As regionais de Betim já acumulam grande volume de chuva neste primeiro dia de novembro. De acordo com a prefeitura, até às 19h, as estações pluviométricas localizadas no Vianópolis e Imbiruçu registraram os maiores volumes no dia, com 88,11mm e 70,94mm, respectivamente. Destaque também para as estações localizadas nos bairros Chácara (68,61mm) e Icaivera (46,24mm).
De acordo com o Climatempo, a média histórica de precipitação no mês de novembro é de cerca de 224mm. A Defesa Civil municipal orienta que a população observe sinais de risco nas encostas e próximo aos leitos de rios, em razão do volume acumulado de chuva.
Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia prorrogado, até 11h de terça-feira, o alerta de perigo para chuvas intensas em Betim e outros municípios de Minas Gerais.
O alerta de perigo indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
- Evite enfrentar o mau tempo.
- Observe alteração nas encostas.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).