Tempo nublado em Betim

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas nas próximas horas em Betim e outros municípios de Minas Gerais. O aviso vale até 10h de amanhã (quarta-feira).

Segundo o instituto, o alerta de perigo indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet prevê, para a noite desta terça-feira (18), pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas. O quadro se mantém para quarta-feira, com os termômetros variando entre 15ºC e 20ºC.

vista região central de Betim
(Imagem Arquivo/Reprodução Facebook/PMB)

Plano de Contingência

No dia 1º, a Defesa Civil da cidade lançou um plano de contingência para o período chuvoso. A estratégia envolve todas as forças de segurança e salvamento que atuam no município, além de algumas pastas da gestão pública, buscando mitigar os efeitos dos temporais.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o período de alerta de chuvas intensas ocorre, normalmente, entre os meses de outubro e janeiro. Em grande parte das vezes tem início com garoas ou pancadas esporádicas que vão se tornando mais frequentes e intensas ao longo desse período até chegar a um volume muito intenso.

Serviços de emergência 24hrs:

  • Defesa Civil – 199;
  • Corpo de Bombeiros – 193;
  • Polícia Militar – 190;
  • Guarda Municipal – 153;

 

Comunicar erro • Princípios editoriais