Mosquito
Dengue, zika e chikungunya são as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (Imagem ilustrativa/Pexels)

Com o objetivo de identificar as áreas em Betim com mais focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, a prefeitura deu início ao Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Para a realização do levantamento, o município foi dividido em grupos de 8.200 a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, 20% dos imóveis em um conjunto de quarteirões são sorteados aleatoriamente para participar da pesquisa.

Segundo a bióloga do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, Amanda de Castro, “por esse método de amostragem é possível conhecer os indicadores entomológicos de todo o município de forma rápida e oportuna. Nele, conseguimos observar os índices de infestação predial, o índice de densidade nos criadouros inspecionados e quais são os criadouros predominantes”.

Agentes de combate à dengue (Imagem PMB Divulgação)
(Imagem de arquivo/PMB/Divulgação)

O resultado do LIRAa embasará o planejamento das ações de combate ao vetor no município. Os locais que apresentarem maior Índice de Infestação Predial (IIP%) terão intensificados os trabalhos para eliminação dos focos do mosquito. Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) reforçarão as visitas domiciliares para monitoramento e eliminação dos criadouros de larvas e serão realizadas ações de limpeza das áreas mais afetadas.

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
torneira em cozinha

Betim e outras 6 cidades da Grande BH ficam sem água neste domingo

Por falta de energia, Copasa vai suspender o abastecimento em bairros de Betim, Brumadinho, Ibirité, Igarapé, Mario Campos, São Joaquim de Bicas e Sarzedo; Serviço deverá ser normalizado no decorrer da noite
Miss Betim Gay

Inscrições para o 6º Miss Betim Gay vão até dia 20 de junho

A coroação está prevista para acontecer no dia 30 de julho, ainda sem local definido
Cruzeiro Futebol Americano

Betim recebe partida de futebol americano neste domingo

Cruzeiro FA e Nova Serrana Forgeds se enfrentam pela Conferência Tiradentes do Gerais Bowl, no campo do Vianópolis
Criança atrás de uma grade

Betim promove seminário sobre prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A programação inclui o debate de dois temas: atenção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual e cadeia de custódia
Conteúdo patrocinado: