Mosquito Aedes aegypti
Dengue, zika e chikungunya são as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – Foto: Pexels

Com o objetivo de identificar as áreas em Betim com mais focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, a prefeitura deu início ao Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Para a realização do levantamento, o município foi dividido em grupos de 8.200 a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, 20% dos imóveis em um conjunto de quarteirões são sorteados aleatoriamente para participar da pesquisa.

Segundo a bióloga do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, Amanda de Castro, “por esse método de amostragem é possível conhecer os indicadores entomológicos de todo o município de forma rápida e oportuna. Nele, conseguimos observar os índices de infestação predial, o índice de densidade nos criadouros inspecionados e quais são os criadouros predominantes”.

Agentes de combate à dengue (Imagem PMB Divulgação)
(Imagem de arquivo/PMB/Divulgação)

O resultado do LIRAa embasará o planejamento das ações de combate ao vetor no município. Os locais que apresentarem maior Índice de Infestação Predial (IIP%) terão intensificados os trabalhos para eliminação dos focos do mosquito. Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) reforçarão as visitas domiciliares para monitoramento e eliminação dos criadouros de larvas e serão realizadas ações de limpeza das áreas mais afetadas.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais