covid-19
(Imagem Edward Jenner/Pexels)

O Ministério da Saúde (MS) está realizando, em 274 cidades brasileiras, uma grande pesquisa sobre a Covid-19, a PrevCov. O estudo tem como objetivo entender os impactos da doença na população brasileira. A pesquisa, de acordo com o MS, vai gerar um mapa detalhado da transmissão e da atuação do novo coronavírus no país e servir de base para criar novas estratégias de prevenção e combate à covid-19.

Em Betim, a pesquisa de campo já está ocorrendo e vai até 25 de setembro. Serão 257 residências visitadas e 874 moradores participantes. O trabalho de visita às residências está sendo realizado por técnicos de um laboratório privado, contratado pelo MS. Eles estarão devidamente identificados com a camisa da PrevCov e demais documentos.

Nas residências selecionadas pelo estudo, os técnicos realizarão uma entrevista e farão a coleta de sangue do morador. As amostras coletadas serão examinadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os resultados poderão ser consultados por cada participante da pesquisa. Todos os dados coletados para análise são sigilosos.

Os bairros de Betim selecionados para o estudo são: Açude, Parque das Videiras, Parque Ipiranga, São João, Petrovale, Jardim Alterosas, Jardim Brasília, Conjunto Habitacional Jalila Conceição Pedrosa, Parque das Acácias, Imbiruçu, Santo Antônio, Amazonas, Vila Universal, Jardim Teresópolis, Angola, Campos Elíseos, Filadélfia e São Salvador.

O Ministério da Saúde pede a colaboração da população para a realização da fase de campo da pesquisa. A coleta feita pelos técnicos é segura e eles seguirão todos os cuidados de saúde durante a visita às casas. A PrevCov é de grande importância no enfrentamento da pandemia.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo 136, opção 5, ou acessar o site da pesquisa: www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/prevcov.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Fachadas dos shoppings Partage e Monte Carmo, em Betim

Saiba como funcionam os shoppings de Betim durante o Carnaval

Veja os horários de funcionamento das lojas, das operações de alimentação e dos serviços de lazer no Partage e no Monte Carmo.
Vista parcial do bairro Jardim da Cidade, em Betim (MG)

Cota única do IPTU em Betim vence na próxima terça

Desconto para pagamento à vista, em cota única, é de 8%. Proprietários de imóveis também podem parcelar o imposto em duas e oito vezes, com vencimentos a partir do dia 8 de março.
Agentes de combate a endemias em Betim (MG)

Inscrições de processo seletivo para agentes de saúde em Betim começam dia 10

Município pretende contratar 109 agentes comunitários de saúde, 110 agentes de combate às endemias e dez supervisores de campo. Os vencimentos são de R$ 2.824 e R$ 3.051,84.
Cascata artificial próximo à Praça Milton Campos, em Betim. Ao fundo, Casa da Cultura de Betim. Sobre a imagem: 2024.

Calendário 2024 de feriados e pontos facultativos em Betim

Neste ano, serão 12 dias de feriado e 11 de ponto facultativo, de acordo com o calendário oficial de Betim. Veja datas.