covid-19
(Imagem Edward Jenner/Pexels)

O Ministério da Saúde (MS) está realizando, em 274 cidades brasileiras, uma grande pesquisa sobre a Covid-19, a PrevCov. O estudo tem como objetivo entender os impactos da doença na população brasileira. A pesquisa, de acordo com o MS, vai gerar um mapa detalhado da transmissão e da atuação do novo coronavírus no país e servir de base para criar novas estratégias de prevenção e combate à covid-19.

Em Betim, a pesquisa de campo já está ocorrendo e vai até 25 de setembro. Serão 257 residências visitadas e 874 moradores participantes. O trabalho de visita às residências está sendo realizado por técnicos de um laboratório privado, contratado pelo MS. Eles estarão devidamente identificados com a camisa da PrevCov e demais documentos.

Nas residências selecionadas pelo estudo, os técnicos realizarão uma entrevista e farão a coleta de sangue do morador. As amostras coletadas serão examinadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os resultados poderão ser consultados por cada participante da pesquisa. Todos os dados coletados para análise são sigilosos.

Os bairros de Betim selecionados para o estudo são: Açude, Parque das Videiras, Parque Ipiranga, São João, Petrovale, Jardim Alterosas, Jardim Brasília, Conjunto Habitacional Jalila Conceição Pedrosa, Parque das Acácias, Imbiruçu, Santo Antônio, Amazonas, Vila Universal, Jardim Teresópolis, Angola, Campos Elíseos, Filadélfia e São Salvador.

O Ministério da Saúde pede a colaboração da população para a realização da fase de campo da pesquisa. A coleta feita pelos técnicos é segura e eles seguirão todos os cuidados de saúde durante a visita às casas. A PrevCov é de grande importância no enfrentamento da pandemia.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo 136, opção 5, ou acessar o site da pesquisa: www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/prevcov.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais