Prefeito Vittorio Medioli em transmissão pelas redes sociais (Imagem Reprodução)
Prefeito Vittorio Medioli em transmissão pelas redes sociais (Imagem Reprodução)

Atendendo um pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Prefeitura de Betim recuou e não irá cobrar a obrigatoriedade de comprovar a vacinação contra a Covid nos estabelecimentos com permanência de público na cidade.

O decreto que estabeleceu o chamado ‘passaporte da vacina’ estava previsto para iniciar no dia 20 deste mês. Todo cidadão, maior de 18 anos, deveria apresentar um comprovante de vacinação para entrar em bares, restaurantes, academias, cinemas, entre outros.

A partir de agora, a comprovação de vacinação por parte dos estabelecimentos será facultativa. No entanto, a prefeitura pretende oferecer uma maior flexibilização nas medidas de biossegurança para os locais que cobrarem o ‘passaporte’, como a ampliação da capacidade de atendimento. Esse locais devem se cadastrar na Procuradoria-Geral do Município (Progem), pelo e-mail cadastropassaportevacina@gmail.com.

No mês passado, a Abrasel havia se posicionado contrária ao ‘passaporte da vacina’ em São Paulo, alegando que a medida criaria “mais uma responsabilidade para os empresários e gestores de um dos setores mais duramente atingidos pela pandemia”. O Agenda Betim pediu um posicionamento da entidade em relação ao caso de Betim e aguarda o retorno.

Ontem (10), o prefeito de Betim Vittorio Medioli (sem partido) falou sobre o assunto. “É uma questão polêmica. Alguns proprietários acham que não deve haver essa restrição. Outros entendem que a medida gera mais segurança aos clientes, que se sentem mais confortáveis em compartilhar o ambiente apenas com outros cidadãos vacinados. Então, essa nova medida contempla os dois posicionamentos”, disse.

Acesse o novo decreto na íntegra (nº 2232, 10/09/2021 – PDF).

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Frame de vídeo de monitoramento na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, em Betim

Previsão do tempo: chuva continua nos próximos dias em Betim

Somente no bairro Senhora de Fátima, na regional Alterosas, o acumulado de chuva neste sábado foi de 24mm. Inmet mantém alerta para chuvas intensas.
Vista aérea do bairro Dom Bosco, da regional Alterosas, em Betim, a partir da avenida Juiz Marco Túlio Isaac

Saiba quais são os bairros de Betim por regional administrativa

Sexto município mais populoso de Minas Gerais, com 411.846 habitantes, Betim é dividida em dez regionais administrativas, com o total de 209 bairros.
Agentes de combate a endemias em Betim (MG)

Inscrições de processo seletivo para agentes de saúde em Betim começam dia 10

Município pretende contratar 109 agentes comunitários de saúde, 110 agentes de combate às endemias e dez supervisores de campo. Os vencimentos são de R$ 2.824 e R$ 3.051,84.
CTPS Carteira de Trabalho

Seter faz seleção para mais de 280 vagas de trabalho em Betim

Processo seletivo será feito presencialmente, nesta terça-feira (20.fev), na sede da superintendência; Candidatos devem apresentar documento de identificação com foto, currículo atualizado e a carteira de trabalho (impressa ou digital).