Prefeito Vittorio Medioli em transmissão pelas redes sociais (Imagem Reprodução)
Prefeito Vittorio Medioli em transmissão pelas redes sociais (Imagem Reprodução)

Atendendo um pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Prefeitura de Betim recuou e não irá cobrar a obrigatoriedade de comprovar a vacinação contra a Covid nos estabelecimentos com permanência de público na cidade.

O decreto que estabeleceu o chamado ‘passaporte da vacina’ estava previsto para iniciar no dia 20 deste mês. Todo cidadão, maior de 18 anos, deveria apresentar um comprovante de vacinação para entrar em bares, restaurantes, academias, cinemas, entre outros.

A partir de agora, a comprovação de vacinação por parte dos estabelecimentos será facultativa. No entanto, a prefeitura pretende oferecer uma maior flexibilização nas medidas de biossegurança para os locais que cobrarem o ‘passaporte’, como a ampliação da capacidade de atendimento. Esse locais devem se cadastrar na Procuradoria-Geral do Município (Progem), pelo e-mail cadastropassaportevacina@gmail.com.

No mês passado, a Abrasel havia se posicionado contrária ao ‘passaporte da vacina’ em São Paulo, alegando que a medida criaria “mais uma responsabilidade para os empresários e gestores de um dos setores mais duramente atingidos pela pandemia”. O Agenda Betim pediu um posicionamento da entidade em relação ao caso de Betim e aguarda o retorno.

Ontem (10), o prefeito de Betim Vittorio Medioli (sem partido) falou sobre o assunto. “É uma questão polêmica. Alguns proprietários acham que não deve haver essa restrição. Outros entendem que a medida gera mais segurança aos clientes, que se sentem mais confortáveis em compartilhar o ambiente apenas com outros cidadãos vacinados. Então, essa nova medida contempla os dois posicionamentos”, disse.

Acesse o novo decreto na íntegra (nº 2232, 10/09/2021 – PDF).

 

Comunicar erro • Princípios editoriais