Mesas de bar no Rio de Janeiro
(Imagem Arquivo Tomaz Silva/Agência Brasil)
Mesas de bar no Rio de Janeiro
(Imagem Arquivo Tomaz Silva/Agência Brasil)

Os bares e restaurantes de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, poderão ampliar o horário de funcionamento a partir desta quinta-feira (29). Um novo decreto da prefeitura flexibiliza as normas para serviços considerados não essenciais, incluindo atividades ligadas ao entretenimento.

De acordo com o decreto (Órgão Oficial, nº 2199 29/07/2021, PDF), bares e restaurantes podem ficar abertos das 10h às 23h30, com a possibilidade de shows, desde que não ocorra venda de ingressos.

Cinemas, teatros, museus, parques de diversão e salões de festas também receberam autorização para funcionar, desde que cumpram todas as normas de biossegurança estabelecidas, como uso obrigatório de máscara, distanciamento mínimo de 1,5 m entre os presentes e lotação reduzida, conforme cada espaço, dentre outros protocolos. Além disso, o comércio não essencial poderá abrir das 9h às 17h30.

Os eventos esportivos também foram contemplados pelo decreto municipal, que possibilita, para a realização dos mesmos, a assinatura de um Termo de Ajustamento Municipal (TAM) entre as entidades esportivas interessadas e a prefeitura para garantir o cumprimento das medidas sanitárias vigentes.

Prefeitura libera público nos jogos do Betim Futebol pelo Campeonato Mineiro

De acordo com a prefeitura, a adoção das novas normas de flexibilização levou em conta os dados referentes à covid-19 em Betim, como a redução do número de contaminações; a queda de 40% no número de óbitos nos meses de maio e junho em decorrência da doença; a diminuição de 26,5% de internações no Cecovid-4, também nos meses de maio e junho; e o avanço da vacinação.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais