Prefeitura encaminha pessoas em situação de rua para programas sociais Foto Prefeitura de Betim
Foto: Prefeitura de Betim

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou, na última sexta-feira (18), uma ação para garantir moradia para cinco pessoas que estavam em situação de rua, vivendo abaixo do viaduto Jacinto Couto Silva, no centro de Betim. A equipe do Centro POP teve o apoio e o reforço das equipes da Procuradoria-Geral do Município, da Secretaria Adjunto de Segurança Pública, das superintendências municipais de Defesa Civil e de Bem-Estar Animal, além da Gerência Regional Centro, da Guarda Municipal e da Limpeza Urbana.

Das cinco pessoas, uma foi encaminhada para a sua nova moradia, custeada com recursos do programa Aluguel Social, e as outras quatro foram levadas para o albergue Victor Braighi enquanto aguardam suas residências, que também serão financiadas pelo mesmo programa.

Os trabalhos foram iniciados às 9h e terminaram por volta das 12h. Além de custear a moradia, a prefeitura também acompanhará os cidadãos por meio dos CRASs; de atendimentos médicos, com o apoio das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs); e com demais serviços e programas que futuramente possam necessitar.

O coordenador do Centro Pop, Warley Oliveira, ressalta que o trabalho foi pautado no respeito à dignidade do ser humano e priorizando condições mais humanas de moradia. “Oferecemos aluguel social, inclusão no cartão cesta básica e outros programas sociais para todos aqueles que saíram debaixo do viaduto nesta sexta-feira”, reforça.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e vice-prefeita, Cleusa Lara, a ação foi bem sucedida, pois garantiu que essas pessoas fossem acolhidas e encaminhadas para um novo lar, longe dos perigos e riscos que a situação de rua oferece. “Nosso trabalho tem sido permanente para tratar dessa questão com o olhar humanitário. Reunimos nossas equipes para que o trabalho ocorresse com o máximo respeito a todos e conforme o que preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a defesa dos direitos de todo e qualquer cidadão de nossa cidade. Por isso, os encaminhamos para suas novas casas sem nenhum conflito e com muito zelo”, completa. 

Prefeitura encaminha pessoas em situação de rua para programas sociais Foto Prefeitura de Betim
Foto: Prefeitura de Betim

Informações via Prefeitura de Betim.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais