Dança (Imagem Kate Trysh Pexels)
(Imagem ilustrativa/Kate Trysh/Pexels)

Foi aprovado em 1º turno, nesta terça-feira (1º), na Câmara Municipal de Betim, projeto de lei que visa incluir aulas de zumba no currículo das escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino. O projeto de autoria do vereador Claudinho (PSD), recebeu 17 votos favoráveis e 1 contrário, e segue agora para o segundo turno.

Pelo texto do projeto (031/2021), “o Poder Executivo incluirá aulas de ‘Zumba’ no currículo das escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino, devendo ser ministradas como uma das atividades desenvolvida nas aulas da disciplina de educação física”.

zumba é um tipo de atividade física em que são misturados ginástica aeróbica e danças latinas. No PL, são citado os objetivos da atividade, como (I) melhoria na qualidade de vida dos alunos, (II) aumento da autoestima, (III) estimular as relações sociais e oportunizar nova opção de recreação.

Em sua tramitação, antes da votação, o projeto de lei recebeu os pareceres contrários pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação, e de Educação. Esta última, aponta que o projeto extrapola a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96), pois ao propor a associação da aula de “zumba” à disciplina de Educação Física, restringe a liberdade de planejamento dos professores e empobrece outras características que poderiam ser abordadas por outros conteúdos.

VEJA TAMBÉM:

01.jun.2021 – Reunião ordinária na Câmara Municipal de Betim (Imagem Reprodução/YouTube)

 

Comunicar erro • Princípios editoriais