O Instituto Ramacrisna irá oferecer, por meio de uma parceria com o Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), 100 bolsas integrais para o curso “Programador de Software Iniciante” na modalidade de Bootcamp, com aulas ao vivo e gravadas, no turno da noite. A primeira turma começará no dia 13/5 e terá duração de dois meses e meio (148 horas/aula). Para concorrer às vagas, é preciso ter a partir de 18 anos, estar cursando o ensino médio e ter computador com acesso à internet. As inscrições devem ser feitas até esta segunda-feira (3), pelo site do Ramacrisna.
O objetivo do Bootcamp é apresentar conceitos fundamentais de lógica de programação e orientar o aluno a dar os primeiros passos na área, praticando a codificação com três linguagens de programação. Ao término do curso, o aluno terá conhecimento das técnicas e ferramentas mais utilizadas, além de uma experiência prática com o desenvolvimento de aplicações simples com Java, Python e JavaScript. As aulas serão para solução de dúvidas, aprofundamento nos conteúdos, execução e correção de atividades práticas, além de orientações e debates sobre os desafios propostos.
“Os bootcamps ajudam a desenvolver, de forma mais rápida, competências muito requisitadas no mercado de trabalho. Sua estrutura é pensada de forma a ajudar os estudantes a encontrarem bons empregos o mais rápido possível após a finalização do curso. O treinamento utiliza uma metodologia imersiva, prática e interativa e são modelos baseados na prática, ou seja, os alunos já saem aptos para atuar como programadores iniciantes”, destaca a vice-presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro.
De acordo com Vinícius Bozzi, CEO do IGTI, o instituto tem o propósito de oferecer a melhor educação em TI para todos e democratizar o acesso ao ensino em tecnologia, independente da classe social. “O Ramacrisna é um parceiro estratégico porque tem acesso a jovens dispostos a estudar. A educação tem que ser mais acessível. Ao oferecermos um curso de programador iniciante, temos certeza de que estamos dando os primeiros passos para ajudar dezenas de pessoas a transformar suas vidas por meio da educação”, afirma Vinícius.
“Esta parceria será muito importante para ampliar as oportunidades aos jovens atendidos pelo Ramacrisna e também aos jovens de outras comunidades. A área de TI teve um crescimento muito grande nos últimos anos e, com a pandemia, esse mercado aumentou ainda mais. Esperamos que, com o Bootcamp, nós possamos contribuir para melhorar a condição de vida de muitas famílias por meio da geração de emprego e renda”, ressaltou Solange.