adolescente aprendiz ramacrisna
(Imagem Ramacrisna)

Exatamente uma semana antes do Dia Mundial do Trabalho, uma outra data importante também provoca reflexão na sociedade sobre a importância da formação profissional e do emprego. Dia 24 de abril é o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Para marcar a data, o Instituto Ramacrisna realizará na próxima sexta-feira (23/04), às 14h, uma live em suas redes sociais, com o tema: “Juventude e Trabalho: Construindo a Carreira Profissional”. O evento virtual, gratuito, reunirá pessoas que começaram as respectivas carreiras como jovens aprendizes do Instituto e que hoje atuam como profissionais em empresas de diversas áreas. A mediação ficará por conta das instrutoras do projeto Janara Gomes e Raquel Delaine, que também passaram pelo programa de aprendizagem.

O dia foi criado para chamar a atenção para a necessidade de oferecer oportunidades para os jovens no mercado de trabalho formal. No Brasil e em várias partes do mundo, as dificuldades de quem não tem experiência para conseguir um trabalho se assemelham. “Essa é a parte da população mais afetada pelo desemprego no mundo, talvez pelos gestores verem a contratação de um jovem como algo complicado, trabalhoso. Mas não é verdade. O jovem é mais ‘antenado’ a novidades, traz ideias que oxigenam o ambiente de negócios e geralmente são mais engajados”, relata Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna.

Desde 2005, o Instituto já selecionou e capacitou 3.400 jovens em situação de vulnerabilidade com idades entre 14 e 18 anos para trabalhar em empresas da RMBH, por meio do projeto Adolescente Aprendiz. Pessoas como Gustavo de Almeida Santos, de 24 anos. Funcionário de uma empresa de transportes, ele teve a primeira experiência profissional por meio do Ramacrisna de 2014 a 2016.

“Comecei como aprendiz em uma firma de venda de calçados, onde adquiri muito conhecimento. Fui para a empresa em que estou atualmente justamente pela vivência anterior. Neste ano, mesmo em um momento bem difícil para todos, fui promovido. Devo isso ao Instituto Ramacrisna e às empresas que me abriram oportunidade”, diz o profissional, que estará na live do dia 23.

Gabriela Gomes, 23, é outra jovem que foi aprendiz no Instituto Ramacrisna e que hoje atua como gerente administrativa. “Pelo programa, aprendi a ser uma profissional qualificada, aprendi também ser uma boa pessoa. Sem essa oportunidade eu não conseguiria ser uma profissional que me orgulho de ser hoje”, destaca a jovem, que também participará do encontro.

Mesaque Vieira será outro jovem convidado a contar sua experiência na live. Ele entrou para o programa Jovem Aprendiz com apenas 16 anos no curso de Audiovisual do Instituto Ramacrisna e hoje já é um profissional da área. “Foram 18 meses de muitos conhecimentos adquiridos como aprendiz da produtora Antenados, que funciona dentro do instituto. Hoje, com 18 anos, faço parte da equipe de profissionais como editor de imagens e cursando faculdade”, conta.

Capacitando para o Futuro

Mesmo com as medidas restritivas em função da pandemia, as várias atividades do Adolescente Aprendiz continuaram sendo realizadas no Instituto Ramacrisna com a ajuda de antigos e novos parceiros. Um exemplo é a parceria com a Junior Achievement Minas Gerais, que vai oferecer um curso, a partir do dia 26 de abril, para os jovens atendidos pelo programa.

Com apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), a capacitação será feita em três temas: “Vamos falar de Ética”, “Empreenda com Energia” e “Desafio de Energia”. Cada curso possui conteúdos separados em aulas virtuais e também por meio de uma plataforma própria da organização. O projeto busca difundir conceitos de suma importância tanto para a carreira dos participantes quanto para seu convívio social.

A Junior Achievement  é uma das maiores incentivadoras de jovens no mundo, com atuação em todos os continentes. No Brasil, já foram mais de 5 milhões de jovens impactados, 275 mil em mais de 100 cidades mineiras. A missão da entidade é levar aos jovens de todo o estado oportunidades de qualificação e preparação para o mercado de trabalho, além de empoderá-los para que se tornem arquitetos dos próprios caminhos.

(Imagem Ramacrisna)

 

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