Sede da Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal - Sepa (Imagem PMB Divulgação)
Sede da Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal – Sepa (Imagem PMB/Divulgação)

A Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepa) divulgou um comparativo apontando que, somente no primeiro trimestre de 2021, o número de denúncias de maus-tratos contra animais cresceu 100% na cidade, se comparado com o mesmo período de 2020. Com a sensibilização da população e a ampliação da assistência em Betim, foram 16 chamados de pessoas relatando situações como agressão física, bichos acorrentados, falta de abrigo ou ausência de alimentação adequada para os animais, de janeiro a março de 2020, contra 32 registros, no mesmo período deste ano.

Criada pela prefeitura, em 2018, a Sepa tem intensificado as políticas de proteção a cães, gatos e outros bichos em situação de risco. Para isso, oferece vários serviços, como abrigo para pets abandonados, castração gratuita para animais sob cuidados de protetores e de pessoas de baixa renda, além de atendimento clínico veterinário de urgência de baixa complexidade. A assistência na superintendência ocorre no Parque de Exposições David Gonçalves Lara, no bairro Angola, e é feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. 

Em Betim, desde 2019, a prefeitura criou uma legislação para garantir a proteção dos animais que sofrem maus-tratos. A Lei nº 6.540, além de prever punições rigorosas para quem pratica violência contra animais, como multa de até R$ 2.564 para os responsáveis por esse tipo de crime, foi fundamental para fundar a Sepa. A Superintendência é responsável por, além de averiguar as denúncias de maus-tratos, recolher os animais, medicá-los e coloca-los à disposição para adoção responsável. 

O cidadão também conta com o Disque denúncia (181), canal sigiloso usado para relatar qualquer prática de maus-tratos contra os animais.

Sede da Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal - Sepa (Imagem PMB Divulgação)
Sede da Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal – Sepa (Imagem PMB/Divulgação)

(Informações via Prefeitura Municipal)

 

Comunicar erro • Princípios editoriais