Várzea das Flores em Betim (Imagem PMB/Divulgação)
Várzea das Flores em Betim (Imagem PMB/Divulgação)

A Prefeitura de Betim realizará, neste fim de semana, em conjunto com a Polícia Militar, uma fiscalização intensiva na represa Várzea das Flores. O objetivo da ação é que seja garantido o cumprimento do decreto municipal vigente da Onda Roxa e impedir possíveis aglomerações de pessoas.

O sub-comandante da Guarda Municipal (GM) de Betim, Weslei de Almeida, explica que além do patrulhamento preventivo, que já ocorre em todas as regionais da cidade, a ação conjunta vai intensificar o controle do acesso de pessoas na região da represa. “A Várzea das Flores é um tradicional ponto da cidade conhecido por receber a visita de muitas pessoas, principalmente aos fins de semana. Nosso objetivo é garantir o cumprimento do decreto, contribuindo com a prevenção dos contágios do vírus em nossa cidade”.

Só no último domingo (21), mais de 60 pessoas foram encontradas na orla da represa com roupas de banho e fazendo o consumo de alimentos e bebidas alcoólicas. Durante a ação, todas as pessoas foram retiradas do local e orientadas sobre as novas regras do decreto pelos agentes da Guarda Municipal, da Vigilância em Saúde e da Secretaria Adjunta de Segurança Pública.

O diretor de Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta, reforça que as equipes também irão conferir se existem irregularidades nos estabelecimentos localizados no entorno da represa. “Na ação, vamos cobrar o cumprimento das normas de biossegurança para prevenção e combate à covid-19”.

A operação integrada prevê atuação intensiva na orla e em toda a região. Estarão empenhadas nas ações as equipes do 33° Batalhão da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Vigilância em Saúde e da Secretaria Adjunta de Segurança Pública.

Onda Roxa

O Governo de Minas prorrogou até o dia 4 (próximo domingo), a vigência da Onda Roxa, a fase mais restritiva do Minas Consciente. Somente serviços considerados essenciais podem funcionar durante o período. A medida busca reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, diminuir a propagação do coronavírus. Betim registra, somente neste mês de março, 120 óbitos e 2.139 confirmações da Covid-19. Desde o início da pandemia, 591 pessoas morreram em decorrência da doença. Mesmo com ampliações recentes na capacidade de atendimento, os hospitais da cidade seguem com ocupação acima de 90%.

Represa Várzea das Flores, nos municípios de Betim e Contagem
(Imagem Copasa)

 

Comunicar erro • Princípios editoriais