A Copasa informou que as obras para instalação de uma nova adutora na região da Várzea das Flores devem seguir até o fim de semana. Na última terça-feira (16), uma represa situada em um terreno particular transbordou, e como medida de segurança, uma adutora da empresa foi desativada.
O plano da Companhia de Saneamento inclui a construção de uma nova adutora para reestabelecer o abastecimento em sete bairros a cidade. Enquanto isso não ocorre, um rodízio foi iniciado na última quarta-feira (17), dividindo os bairros em duas áreas, que passaram a contar com água em apenas um período do dia. Moradores reclamam que a empresa não está cumprindo com o cronograma.
A área 1 é abastecida entre 6h e 15h. Corresponde aos bairros Jardim das Alterosas II (parte do bairro), Niterói, Senhora de Fátima e Vargem das Flores
A área 2 é abastecida entre 15h e 6h. Corresponde aos bairros Cruzeiro do Sul, Duque de Caxias, Jardim das Alterosas I e II (outra parte do bairro), Vargem das Flores.
Acesse a lista de ruas e o horário do abastecimento de água.
Quatro equipes estão fazendo as manobras do rodízio (abertura e fechamento de registros) de água para atender a população emergencialmente. Segundo o engenheiro civil e gerente da Unidade de Serviço (USMA), Geraldo Costa, duas equipes de solda fazem as ancoragens metálicas e duas fazem o assentamento dos tubos.
Em nota, a empresa informou as intervenções são feitas em local próximo da represa que transbordou, mas em rede própria. “A Copasa esclarece que trabalha continuamente para disponibilizar água tratada em todos os municípios onde a empresa opera. Neste momento de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), a empresa reitera seu compromisso em fornecer água de qualidade à população e recomenda: consumir sem desperdiçar é preservar o acesso à água para todos”, finalizou.