Após o transbordamento de uma lagoa localizada em um terreno privado no bairro Duque de Caxias, em Betim, a Prefeitura Municipal informou que 71 pessoas tiveram que deixar suas casas. Até o momento, 16 pessoas estão abrigadas na Escola Municipal Maria da Penha dos Santos Almeida e outras 55 foram para casas de parentes.
Na noite de ontem (16), uma lagoa localizada em um terreno particular transbordou, aumentando o nível do córrego que passa pelo bairro Duque de Caxias. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) informou que o volume da represa é de 23 mil metros cúbicos.
Segundo superintendente da Defesa Civil de Betim, Walfrido Assis, as causas do transbordamento serão apuradas, porém há a possibilidade de que o volume de água da lagoa tenha aumentado devido a uma chuva na cabeceira do rio e chegado ao nível do limite, vindo a transbordar.
Ainda segundo a Defesa Civil de Betim, a situação no local é estável, mas ainda em constante acompanhamento.
Atualização
Durante reunião na manhã desta quarta-feira (17), as entidades municipais e estaduais que atuam na minimização de novos riscos na região da represa que transbordou em Betim, na região do bairro Duque de Caxias, definiram ações emergenciais que serão realizadas a partir de hoje.
“Dentre os trabalhos estão o monitoramento intensivo da lagoa; aquisição do maquinário necessário para esgotamento da água pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (ECOS), em parceria com a Copasa; intensificação dos patrulhamentos para segurança das residências pela Guarda Municipal e Polícia Militar; levantamento dos danos residenciais pela Defesa Civil; acompanhamento dos afetados pela equipe de Assistência Social; avaliação da Copasa sobre o restabelecimento do abastecimento de água da região; acompanhamento da organização e estruturação de abrigos para acolhimento das famílias; controle de nível da água pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM)”, informou a Prefeitura de Betim por meio de nota.
VEJA MAIS: