No primeiro dia de vigor do novo decreto que tem a finalidade de coibir aglomerações em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, uma ação de fiscalização foi realizada nos principais pontos comerciais da cidade.
Durante a manhã deste sábado (9/01), a força-tarefa de fiscalizações da Vigilância em Saúde e Guarda Municipal percorreu as regiões do Centro, Alterosas e PTB. Somente na região central, duas sorveterias foram autuadas por falta da oferta de luvas descartáveis para o autoatendimento dos clientes. Também foram aplicadas infrações sobre o não cumprimento do uso obrigatório de máscaras.
Nas três regiões, 97 estabelecimentos foram fiscalizados e oito autuados com a multa mínima no valor de R$450. Além das fiscalizações, a Vigilância orientou diversos estabelecimentos quanto às medidas obrigatórias de biossegurança.
Nesta semana, decretos foram publicados para limitar o horário de funcionamento de comércios, bares e restaurantes. Eventos também estão proibidos e sujeitos a multa de até R$ 92 mil em caso de descumprimento.