O prazo para a apresentação de pedidos de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral termina neste sábado (26). Em Betim, oito candidatos a prefeito já realizaram o registro no sistema.
Caso se mantenham até o final do prazo os oito candidatos, Betim terá uma redução de 27% no número de postulantes ao cargo de prefeito, em relação ao pleito de 2016.
Confira abaixo os candidatos a prefeito em Betim registrados até a manhã deste sábado (26). A campanha de 2020 começará oficialmente amanhã (27).
Vinicius Resende irá disputar a eleição com a Rede Sustentabilidade (REDE). Seu vice será Fabrício Freire, do mesmo partido. O plano de governo contém propostas para o pós-pandemia, geração de emprego e renda, saúde, educação, transportes, esportes, cuidado com animais, entre outras (veja na íntegra o plano de governo de Dr. Vinicius).
Jaisel Portes, conhecido como Dr. Xaropinho disputará pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e seu vice será Neiton Almeida, também do MDB. O plano de governo apresentado tem propostas sobre gestão pública, saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico, esporte, cultura e desenvolvimento urbano, entre outras (Veja na íntegra o plano de governo de Dr. Xaropinho).
Fernando Mendonça, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) terá como vice Igor Gomes, do mesmo partido. No registro, Mendonça incluiu seu plano de governo, com propostas de infraestrutura, gestão, desenvolvimento econômico, saúde, educação, segurança pública, assistência social, entre outras (íntegra do plano de governo de Fernando Mendonça).
Pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Gabriela Clemente foi lançada como candidata, tendo José de Assis como vice. Seu plano de governo contém propostas sobre funcionalismo, gestão, saúde, desenvolvimento econômico, trabalho e renda, educação, cultura e patrimônio, proteção dos animais, assistência social, entre outras (Veja na íntegra o plano de governo de Gabriela Clemente).
Junio Araújo irá disputar a eleição pelo Partido Solidariedade (SD), e terá como vice Júlia Pego, do PSB. Seu plano de governo apresenta propostas para emprego e renda, educação, saúde, segurança pública, transporte público, desenvolvimento social e ambiental, entre outras (Veja na íntegra o plano de governo de Junio Araújo)
O Partido dos Trabalhadores (PT) terá a ex-prefeita Maria do Carmo Lara e Edson Soró como vice. O plano de governo apresentado tem propostas para desenvolvimento urbano e rural, políticas sociais, gestão, educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras (Veja na íntegra plano de governo de Maria do Carmo)
O atual prefeito, Vittorio Medioli, tentará sua reeleição pelo Partido Social Democrático (PSD). Sua candidatura terá como vice Cleusa Lara, do PSL. Em seu plano de governo, as propostas apresentadas são sobre gestão, saúde, educação, emprego, meio ambiente, habitação, mobilidade, entre outras (Veja na íntegra plano de governo de Vittorio Medioli).
Pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), José Augusto Bernardes, o Zulu, foi escolhido para a disputa e terá como vice Dogival Alcântara. Não foi possível acessar o plano de governo do candidato pelo sistema do TSE.
Vereadores
Até a manhã deste sábado (26), o TSE recebeu o registro de 461 candidatos a vereador nas eleições deste ano.
Data
Por causa da pandemia, as eleições municipais de 2020 tiveram o calendário alterado por meio de emenda constitucional aprovada pelo Congresso. O primeiro e o segundo turnos estão marcados para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente.
Perfil do eleitor
No dia 15 de novembro, mais de 274 mil betinenses estarão aptos a votar para prefeito e vereador nas eleições municipais. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mulheres são maioria no eleitorado betinense, e a faixa etária mais comum é a de 30 a 49 anos.