Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, zona sul da cidade
(Imagem Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo termina na próxima segunda-feira (31), e apresenta baixa cobertura no público-alvo (Adultos de 20 a 49 anos).

A meta de imunizar mais de 9 milhões de pessoas em Minas Gerais está longe de ser batida. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), somente 22% do público esperado foi vacinado.

Cobertura vacinal em Minas Gerais por faixa de idade:

  • 20 a 24 anos: 18,3%
  • 25 a 29 anos: 18,6%
  • 30 a 34 anos: 22,3%
  • 35 a 39 anos: 26,2%
  • 40 a 44 anos: 25,6%
  • 45 a 49 anos: 23,5%

Em um balanço parcial feito pela Secretaria Municipal de Saúde, a pedido do Agenda Betim, até o dia 25 de agosto, foram aplicadas somente 9.480 doses da vacina contra sarampo em Betim.

A Secretaria informou que apesar da Campanha terminar na próxima semana, a vacina continuará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O Ministério da Saúde orienta para se a pessoa não tenha tomado nenhuma dose durante a vida, tenha perdido o cartão ou não se lembra de ter sido vacinada, deverá receber apenas uma dose da vacina.

Sarampo

O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.

Dados de julho, da SES-MG, informam que desde o início do ano, foram confirmados 21 casos de sarampo em Minas Gerais. Os casos foram em Belo Horizonte (8), Betim (1), Cataguases (2), Conselheiro Lafaiete (2), Iturama (1), Juiz de Fora (4), Miraí (1), São Sebastião do Paraíso (1) e Três Pontas (1).

(Imagem Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil)

 

Comunicar erro • Princípios editoriais