Em apenas 7 dias, no mês de junho, os casos confirmados de Covid-19 cresceram mais de 90% em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O número de mortes teve aumento de 60% na primeira semana de maio.
No balanço epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde do dia 2 de junho (dados referentes ao dia 01/06), Betim tinha 130 casos confirmados de Covid-19, 5.062 casos notificados como síndrome gripal, 48 casos recuperados e 10 óbitos.
Sete dias depois, no balanço divulgado nesta segunda-feira, 08 (referente ao dia anterior), os casos confirmados saltaram para 252 (aumento de 94% nos casos confirmados).
Entre os casos notificados como síndrome gripal, houve aumento de 19% em relação ao início do mês, com 6.030 casos notificados.
No boletim desta segunda-feira (08), Betim tinha 77 casos recuperados, crescimento de 60%.
Ainda neste período de 7 dias, Betim registrou aumento de 60% de óbitos confirmados, com 6 novos.
Medidas adotadas
Ainda no final de maio, a prefeitura adotou novas medidas para tentar controlar o aumento de casos na cidade. Entre elas, a desinfecção de bairros em regiões com alto número de casos de síndrome gripal, como no Teresópolis, Alterosas e Imbiruçu. Além disso, no último final de semana, distribuiu garrafas de álcool líquido 70% de porta em porta aos moradores destas regiões.
A cidade decretou o fechamento de shopping centers e academias entre os dias 04/06 e 18/06. Medida que causou protestos na porta da prefeitura de proprietários de academias, pedindo clareza nas informações que levaram ao decreto.
Taxa de ocupação
De acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (05), a taxa de ocupação dos leitos destinados para tratamento intensivo no Cecovid-Betim 4, localizado no Centro Materno Infantil, estava em 73%.
Dos 55 leitos de CTI montados até o momento, 40 estão ocupados (72,7%). No entanto, a medida que aumentar a demanda, novos leitos serão criados. A capacidade do Cecovid-4 pode chegar a 120 leitos.