Após um mês da criação da unidade de atendimento específica para atender aos profissionais da linha de frente dos serviços essenciais do município, sintomáticos para a Covid-19, a Prefeitura de Betim informou que 14 profissionais da saúde contraíram a doença.
Além dos profissionais da saúde, a unidade atende profissionais da segurança, e até o momento, 3 já foram diagnosticados com o coronavírus.
Conforme balanço divulgado pelo Cerest, até essa quarta-feira, 3 de junho, foram atendidos 133 profissionais com sintomas de síndrome gripal. Desses, 123 foram testados, 17 resultados foram positivos (14 da saúde e 3 da segurança pública), 84 casos foram descartados e 22 ainda aguardam resultado.
De acordo com a diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde de Betim, Vivian Ribeiro, o fato de centralizar os atendimentos em um único lugar, como está sendo feito no Cerest, traz uma visão melhor do panorama da ocorrência dos casos, o que possibilita agir mais rapidamente para tomar providências. “Caso os trabalhadores estivessem procurando outras unidades da rede, de maneira dispersa, seria mais demorado detectar, por exemplo, dois trabalhadores ou mais, com resultados positivos no mesmo local de trabalho, o que dificultaria a tomada rápida na decisão para evitar a propagação do vírus”, explica.
Atendimento
Os profissionais de saúde que residem em Betim ou que atuam no SUS Betim, os profissionais da segurança pública que residem em Betim ou que atuam no policiamento ostensivo ou no sistema prisional de Betim e os trabalhadores que atuam nas ILPIs de Betim, que estejam com sintomas de gripe, podem entrar em contato para agendar o atendimento no Cerest pelo telefone 3531-3799.
O Cerest está localizado na Rua Tocantins, s/n, bairro Brasiléia. Os profissionais são acolhidos e recebem as orientações para os cuidados necessários. Durante a consulta médica, será avaliada a indicação de testagem rápida ou PCR. Os profissionais com diagnóstico de síndrome gripal deverão aguardar o resultado do exame em casa, mantendo o isolamento domiciliar no período de 14 dias.
*Com informações da PMB