A Prefeitura de Betim determinou a suspensão das aulas na rede municipal durante todo o mês de junho. A decisão, além das escolas de ensino fundamental, inclui os centros infantis municipais e as instituições parceiras, que permanecem sem atividades presenciais até 30 de junho.
A medida segue as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) – que orientam escolas da educação básica e da educação infantil, durante a pandemia do coronavírus, sobre a realização de aulas presenciais.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Marilene Pimenta, a decisão foi tomada juntamente com o Conselho Municipal de Educação e o sindicato que representa os trabalhadores em educação em Betim. “Continuaremos acompanhando diretrizes do CNE e do Ministério da Educação com relação à flexibilização da carga horária anual de 800 horas e a reorganização do ano letivo, enquanto nos adaptamos às medidas de enfrentamento da pandemia”.
Marilene Pimenta ainda esclarece que, até que as aulas presenciais possam ser retomadas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed-Betim) continuará disponibilizando conteúdos educativos por meio de plataforma própria. O acesso é fácil, basta clicar no link www.semed.betim.mg.gov . Os materiais incluem jogos, vídeos e outros recursos interativos e estão organizados conforme o ano escolar, do 1º ao 9º do ensino fundamental, para as crianças da educação infantil e, também, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para os da educação especial.
A secretária ressalta que, em junho, conforme determina o decreto, as unidades escolares deverão ser cuidadas, regularmente, pelos respectivos diretores, no que tange à manutenção do patrimônio público e à higienização dos espaços. Ela destaca que: “A convocação dos profissionais para realizarem essas atividades deverá respeitar, rigorosamente, as normas de biossegurança e higiene determinadas no período da pandemia, ou seja, cada diretor deverá, com o apoio da Semed-Betim, oferecer todas as condições seguras de trabalho aos servidores convocados.”
O decreto também autoriza a realização de trabalho remoto, quando for o caso, e determina a liberação dos servidores considerados do grupo de risco de agravamento da síndrome respiratória provocada pelo novo coronavírus.
Por Prefeitura Municipal de Betim