A Secretaria de Saúde de Betim divulgou na tarde desta sexta-feira (08), um balanço dos atendimentos dos profissionais de saúde com suspeitas de covid-19.
Entre 20 de março e 8 de maio, houve a notificação de 139 trabalhadores de saúde sintomáticos para Covid-19, sendo 101 casos descartados após exames, 34 ainda estão em investigação, 2 foram confirmados e 2 tiveram resultados inconclusivos.
A prefeitura criou uma unidade de assistência aos trabalhadores de saúde, estruturada no anexo do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), com o objetivo de receber profissionais de saúde que apresentarem sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta.
VEJA MAIS: Betim confirma 25 casos de covid-19
VEJA MAIS: Adolescente de Betim morre vítima de covid-19 em São Paulo
VEJA MAIS: Unidades de saúde passam a oferecer vacina contra 4 tipos de meningite
“Durante a consulta, o profissional será acolhido e receberá as orientações médicas para os cuidados necessários. Será feita a coleta de material para realização de exame. O trabalhador de saúde com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave irá aguardar o resultado do exame em casa, mantendo o isolamento domiciliar no período de até 14 dias (contados a partir do início dos sintomas). O resultado do exame será enviado para o profissional por e-mail em até 5 dias”, explica a d iretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES), Vivian Ribeiro Alves.
Os profissionais devem agendar o atendimento pelo telefone 3531-3799. A unidade de atendimento está localizada na Rua Tocantins, s/n, bairro Brasileia.
Conforme orientações do Ministério da Saúde, trabalhadores da saúde são os profissionais que atuam em espaços de assistência e vigilância à saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e outros – e também em serviços de apoio, como profissionais da higienização, recepcionistas, cozinheiros e outros.
Informações via Prefeitura Municipal