Nem todos os casos considerados suspeitos de covid-19 em Betim são testados pela Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde atualizou os dados da covid-19 em Betim na manhã desta quinta-feira (16). São 2.064 casos notificados, sendo 1.712 suspeitos, 343 descartados e 9 confirmados.
O Agenda Betim entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para entender melhor os números apresentados.
De acordo com o órgão, os testes para Covid-19 não são feitos em todos os casos notificados, apenas em 3 casos, são eles:
- Pacientes internados;
- Casos de óbitos;
- Profissionais de saúde sintomáticos;
As amostras são encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG) para análise.
Os demais casos são orientados a fazer o isolamento domiciliar e são monitorados pelas equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e pelas unidades básicas de saúde da secretaria.
Novos kits para testes
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município receberá 1.133 kits de testes rápidos do Ministério da Saúde (MS) que serão usados, conforme Nota Técnica do MS, para testar profissionais de saúde e da segurança pública que estejam sintomáticos, além de pessoas que moram com esses profissionais e, também, apresentem sintomas.
Ainda segundo a secretaria, a distribuição dos kits pelo Ministério da Saúde será realizada de forma gradual e considerará a base populacional e o número de casos do município.
Orientações sobre isolamento
As recomendações da Secretaria Municipal de Saúde para o isolamento domiciliar para casos suspeitos de covid-19 são as seguintes:
– Permaneça em isolamento domiciliar até o fim dos sintomas;
– Mantenha distância dos demais familiares, permanecendo em ambiente isolado e bem arejado;
– Mantenha os ambientes da sua casa com ventilação natural, deixe as janelas abertas;
– Utilize a máscara cirúrgica descartável durante este período. Sempre troque a máscara quando ela estiver úmida;
– Durante o período do isolamento, não frequente locais públicos, escola, local de trabalho. Somente saia de casa em situações de emergência;
– Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar;
– Higienize as mãos frequentemente com água e sabão ou com álcool em gel;
– Evite tocar boca, olhos e nariz sem higienizar as mãos.
Uso de máscaras
Um decreto publicado na quarta-feira (15), determinou uso obrigatório de máscara para toda a população que circular pela cidade a partir do dia 20 de abril. A multa em caso de descumprimento será de R$ 80.
Estabelecimentos comerciais deverão manter o atendimento externo e caso o cliente necessite entrar no estabelecimento, deve receber máscara descartável.
Hospital de Campanha
O Centro Especializado em Covid-19 (Cecovid Betim 2), hospital de campanha instalado no Clube Fiat, no bairro Jardim Petrópolis, já está em funcionamento. A estrutura foi construída emergencialmente em sete dias para desafogar a rede SUS/Betim e da região. A unidade conta com 120 leitos, sendo 116 de observação e 4 de UTI, para atender a pacientes de risco moderado com suspeita clínica da Covid-19, que precisem ficar em observação.
Não haverá pronto atendimento, ou seja, caso apresente sintomas da doença, é necessário procurar primeiro uma unidade básica de saúde ou uma UPA. Após avaliação da equipe médica, se for necessário, o paciente será encaminhado para o Hospital de Campanha (Cecovid Betim 2).
Centro Materno Infantil
O Centro Materno Infantil, é destinado para tratamento intensivo, terá ao final das obras, 170 leitos para pacientes com Covid-19 em estado de saúde mais grave. Os 50 primeiros leitos foram disponibilizados na última terça-feira (14).